Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crédito malparado diminui em Março

O crédito malparado diminuiu em termos de valor no total dos créditos e dos empréstimos à habitação. No consumo apesar do volume ter crescido, verificou-se uma queda do peso nos montantes concedidos. Os créditos à habitação concedidos em Março aumentaram

22 de Maio de 2007 às 13:11
  • ...

O crédito malparado diminuiu em termos de valor no total dos créditos e dos empréstimos à habitação. No consumo apesar do volume ter crescido, verificou-se uma queda do peso nos montantes concedidos. Os créditos à habitação concedidos em Março aumentaram 9,58% face ao mesmo período do ano passado.

As instituições financeiras monetárias concederam, até Março, 94,05 mil milhões de euros em empréstimos à habitação, o que representa um aumento de 9,58% face ao mesmo mês de 2006 e de 1,14% face a Fevereiro, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal no Boletim Estatístico de Maio.

Em termos de cobranças duvidosas, em Março havia 1,19 mil milhões de euros só no crédito à habitação. Ainda assim face ao total do crédito concedido corresponde a 1,27%. Face a Março de 2006, o crédito malparado registou uma quebra. Naquele mês observou-se 1,2 mil milhões de euros em cobranças duvidosas, altura que estas representavam 1,4% do total dos empréstimos.

No que respeita ao crédito ao consumo, a evolução foi semelhante. Em termos de montantes concedidos verificou-se um aumento de 16,23% para os 11,66 mil milhões de euros em Março face ao mesmo período do ano passado e de 0,45% quando comparado com o mês de Fevereiro.

Em termos de crédito malparado, em Março de 2007 correspondia a 3,62% do empréstimo concedido quando no mesmo mês do ano passado correspondia a 3,95%.

Os empréstimos para "outros fins" registaram um aumento homólogo de 6,1% para os 12,08 mil milhões de euros e de 0,88% face a Fevereiro.

No total, as instituições financeiras concederam 117,79 mil milhões de euros em empréstimos no mês de Março, o que corresponde a um acréscimo de 9,83% face ao mesmo período do ano passado.

Os montantes de crédito malparado totalizaram os 2,18 mil milhões de euros, ou 1,85% do total dos empréstimos concedidos, menos do que os 2,17 mil milhões verificados em Março de 2006.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio