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Costa Silva deixa cair bitola europeia e reforça aposta na alta velocidade
Na sequências dos contributos públicos recebidos para a Visão Estratégica, o consultor Costa Silva retirou das prioridades iniciais a aposta na bitola europeia para uma ligação ferroviária à Europa, porém mantém a convicção de que é preciso apostar nas ligações a Espanha e na alta velocidade entre Lisboa e Porto, que mereceu "consenso alargado".
"Se adotarmos agora a bitola europeia é um investimento colossal. Fazer a troca de bitola implica um investimento que, pela sua dimensão, é difícil de quantificar e poderá tornar redundante o atual material circulante", notou defendendo que esta não deve ser uma prioridade, pelo menos no que concerne ao curto e médio prazo.
Ainda relativamente à ligação ferroviária a Espanha, Costa Silva notou ainda que outra questão que recebeu amplo apoio passa pela reativação da rede ferroviária ibérica, nomeadamente as ligações Lisboa-Madrid e Poryto-Galiza.
Em sentido inverso, a ligação de alta velocidade Lisboa-Porto merece atenção redobrada, para o contribuiu o "consenso alargado" observado durante a discussão pública da Visão Estratégica inicialmente apresentada. O consultor continua a defender esta ligação, mas agora sustenta que deve ser feita em apenas uma fase e não em duas pois na primeira proposta Costa Silva sugeria que se começasse apenas pela troço Porto-Soure.
O também CEO da Partex adiantou que após uma "análise custo benefício" concluiu-se que fazer esta ligação "de uma vez" seria mais vantajoso, decisão que caberá ao Governo tomar.