Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Coreia do Sul admite trabalhar com a Coreia do Norte "para abrir uma nova era para a Península da Coreia"

O presidente da Coreia do Sul mostrou-se disponível para "trabalhar em conjunto" com a Coreia do Norte "para abrir uma nova era na Península da Coreia". Mas para isso o regime de Pyongyang tem de demonstrar "uma atitude de transparência.

02 de Janeiro de 2012 às 12:09
  • ...
O presidente sul-coreano, no seu discurso de Ano Novo foi claro: a Coreia do Sul está preparada para trabalhar com a Coreia do Norte para inaugurarem uma nova era para a península coreana. Mas para isso a Coreia do Norte tem de demonstrar transparência no que toca, nomeadamente, ao programa nuclear que tem vindo a desenvolver.

“Se a Coreia do Norte apresentar uma atitude sincera, é possível que venhamos a trabalhar em conjunto para abrir uma era para a Península da Coreia” afirmou Myung Bak, citado pela Bloomberg. O responsável acrescentou, contudo, que “enquanto a possibilidade de existir uma provocação, nós vamos manter uma postura defensiva hermética”.

A Coreia do Sul vai a votos este ano para eleger um novo parlamento e um novo presidente. O Grande Partido Nacional (GPN) do presidente Lee Myung Bak tem vindo a descer nas sondagens. A inflação alta e as fortes críticas da oposição ao executivo de Myung Bak por este ter-se afastado da política de aproximação à Coreia do Norte – que tinha vindo a ser desenvolvida – estão entre os motivos para esta descida nas sondagens.

Yoon Deok Min, professor de estudos sobre a Coreia do Norte no Instituto de Relações Internacionais da Coreia do Sul, citado pela agência Bloomberg, defende que o regime de Pyongyang, agora liderado por Kim Jong Un, deverá adoptar uma postura que venha a enfraquecer as relações entre os dois países. Para o responsável este comportamento servirá “como uma distracção que vai ajudar à construção do poder” internamente do novo líder.

Ver comentários
Saber mais Coreia do Norte Coreia do Sul Pyongyang Lee Myung Bak Grande Partido Nacional Kim Jong Un
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio