Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Construção e retalho impulsionam sentimento de confiança na economia da Zona Euro

O indicador do sentimento de confiança económica da Zona Euro melhorou no mês de Setembro, com os sectores de actividade da construção e do retalho a serem os que influenciam positivamente o indicador.

27 de Setembro de 2013 às 10:33
  • 1
  • ...

O Indicador de Sentimento Económico (ESI) aumentou 1,6 pontos em Setembro, face a Agosto, saldando-se nos 96,9 pontos, divulgou a Comissão Europeia, esta sexta-feira. Na União Europeia, o indicador aumentou 2,4 pontos para 100,6 pontos.

 

Todos os sectores de actividade envolvidos no inquérito da Comissão Europeia registaram melhorias da confiança, segundo o relatório divulgado esta manhã. Contudo, as maiores verificaram-se nos sectores da construção e do retalho. No primeiro, a confiança foi suportada pela perspectiva de subida dos preços de venda e, no segundo, os planos de criação de emprego que suportam a confiança.

 

“Na Zona Euro, a forte subida resultou da confiança muito melhor em todos os sectores de negócio, entre os quais as melhorias na construção e na actividade do retalho foram particularmente pronunciadas”, lê-se no comunicado. “A subida na UE levou o indicador a ultrapassar a média de longo prazo pela primeira vez desde de Julho de 2011.”

 

A confiança do retalho aumentou 3,6 pontos com os gestores a dizerem-se mais satisfeitos com a situação actual de investimento, enquanto na construção foi a evolução dos livros de encomendas a suportar a melhoria da confiança “mais pronunciada”, em 4,4 pontos.

 

De resto, o sector dos serviços financeiros reportou expectativas de crescimento da procura mais optimistas. O mesmo se verificou na indústria, com o sector a dar conta de melhores expectativas de produção para o futuro. Também a contribuir para a melhoria do indicador esteve a revisão em baixa das expectativas dos consumidores para o nível geral dos preços.

 

União Europeia volta a ultrapassar média de longo prazo

 

O indicador do sentimento de confiança na economia da União Europeia registou uma melhoria de 2,4 pontos que levou o ESI para 100,6 pontos e ultrapassou a média de longo dos resultados, segundo a Comissão Europeia.

 

Em destaque está a economia do Reino Unido, que é a maior economia dos países da Europa que não pertencem ao euro e onde o indicador aumentou 6,9 pontos.

 

 

(Notícia actualizada às 10h55)

Ver comentários
Saber mais economia Zona Euro Europa confiança
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio