Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança económica da Europa cai para mínimo de 8 meses em Junho

A confiança dos europeus no futuro da economia caiu, em Junho, para o nível mais baixo dos últimos oito meses, devido essencialmente ao impasse que se gerou em torno do segundo pacote de ajuda à Grécia.

29 de Junho de 2011 às 11:56
  • ...
O índice de sentimento de confiança dos empresários e dos consumidores nos 17 países da Zona Euro caiu para 105,1 pontos em Junho, face a 105,5 em Maio, de acordo com os dados revelados pela Comissão Europeia.

O valor apresentado em Junho é o mais baixo desde Outubro. Os economistas tinham previsto uma descida, média, para 105 pontos.

A economia da Zona Euro poderá enfraquecer após ter-se expandido ao ritmo mais rápido em quase um ano no primeiro trimestre do ano, uma vez que os governos fortaleceram os cortes orçamentais para evitar o contágio da crise da dívida grega às restantes economias da Europa.

O impasse que se gerou em torno da Grécia deve-se à exigência da Europa que Atenas implemente novas medidas de austeridade. Só assim poderá receber mais ajuda financeira. A Grécia tem estado a discutir as medidas e hoje os deputados vão votar no Parlamento as propostas do Governo liderado por George Papandreou. E só com a aprovação das medidas, a Grécia poderá receber uma nova ajuda. Se não o fizer, o mais certo, é entrar em incumprimento.

Na Alemanha, a maior economia europeia, a confiança dos investidores caiu este mês e o crescimento dos serviços europeus e da indústria também enfraqueceram.

“É uma normalização”, disse Andreas Scheuerle, economista do Dekabank em Frankfurt, à Bloomberg.

“A dinâmica da economia está a enfraquecer um pouco, debilitando o sentimento de confiança. Contudo, não esperamos que a situação piore mais na segunda metade do ano”, conclui o economista.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio