Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos investidores alemães sobe em dezembro pelo quinto mês consecutivo

Índice do instituto Zew, que mede as perspetivas dos investidores da Alemanha, subiu de 9,8 em novembro para 12,8 em dezembro. Valores superam as expectativas dos economistas.

DR
12 de Dezembro de 2023 às 12:32
  • ...
A confiança dos investidores alemães subiu, de acordo com o instituto Zew, pelo quinto mês seguido, em dezembro. O índice do instituto que mede as perspetivas dos investidores da Alemanha subiu de 9,8 em novembro para 12,8 em dezembro.

Estes são números que podem significar uma estabilização da maior economia europeia à medida que a inflação recua. De acordo com a Bloomberg, este é um resultado melhor do que o esperado, uma vez que os economistas previam uma queda do índice depois de vários meses de crescimento.

Em comunicado, Achim Wambach, presidente do Zew, explica que "apesar da atual crise orçamental, a avaliação da atual situação e as expectativas económicas para a Alemanha voltaram a melhorar ligeiramente" devido à "percentagem de inquiridos que esperam cortes nas taxas de juro pelo BCE a médio prazo ter duplicado".

"É uma boa notícia para a indústria de construção alemã, para a qual observamos expectativas significativamente mais otimistas este mês. Do mesmo modo, a percentagem de inquiridos que espera que as taxas de inflação continuem a descer está a diminuir", acrecenta Achim Wambach sobre os resultados do inquérito.

Também a avaliação da atual situação económica da Alemanha subiu ligeiramente, ainda que continue bastante negativa, passando dos -79,8 pontos de novembro para -77,1 pontos em dezembro.

Em relação à evolução económica da Zona Euro, o sentimento dos especialistas alemães registou também um "aumento considerável" em dezembro. O índice atingiu os 23 pontos, mais 9,2 do que em novembro. Em contrapartida, "o indicador de situação para a zona euro diminuiu marginalmente 0,9 pontos, para uma nova leitura de -62,7 pontos", ressalva a Zew.
Ver comentários
Saber mais Economia Inflação Alemanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio