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Conclusão do Eixo Norte-Sul vai custar 46,5 milhões

A conclusão do Eixo Norte-Sul, obra a cargo da Estradas de Portugal – EPE (Entidade Pública Empresarial), deverá estar finalizada até ao Verão de 2006, assegurou hoje o secretário de estado das Obras Públicas, Paulo Campos.

29 de Agosto de 2005 às 18:37
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A conclusão do Eixo Norte-Sul, obra a cargo da Estradas de Portugal – EPE (Entidade Pública Empresarial), deverá estar finalizada até ao Verão de 2006, assegurou hoje o secretário de estado das Obras Públicas, Paulo Campos.

Este governante acrescentou que a abertura ao tráfego do troço final do eixo Norte-Sul poderá ser faseada ou de uma assentada: «tudo depende, das ligações a este troço, da responsabilidade de diversas entidades externas à Estradas de Portugal, estarem, ou não, concluídas a tempo dos diversos lanços em causa», explicou.

Esta infra-estrutura será mais um elo para completar o anel de radiais rodoviárias na área metropolitana de Lisboa, permitindo a quem chega a Lisboa, vindo pela A1, A8 ou ponte Vasco da Gama, dirigir-se, por exemplo à ponte 25 de Abril sem passar pelo centro da cidade, e vice-versa, sem recorrer a duas vias habitualmente alvo de grandes congestionamentos de tráfego, como a Segunda Circular ou a Calçada de Carriche.

Durante a visita que este membro do Governo efectuou a diversos locais da obra em curso, na companhia de António Laranjo, presidente da Estradas de Portugal, Paulo Campos sublinhou que esta «é não só fundamental em termos de acessibilidades e desenvolvimento da cidade, mas também ao nível das suas características ambientais e de recuperação de uma zona extremamente degradada dos concelhos de Lisboa e de Loures».

«É costume dizer-se que as obras são más, que causam perturbações, mas esta obra é um caso em que, apesar de todas as condicionantes, se teve um grande cuidado em termos de arranjo paisagístico e que procedeu a uma requalificação muito significativa de toda uma zona degrada da cidade. Penso que será uma referência no desenvolvimento da cidade para o futuro e que permite concluir que as obras também podem promover a requalificação», acrescentou o secretário de Estado das Obras Públicas.

Esta obra, com uma extensão total de 4,5 quilómetros, está orçamentada em cerca de 46,5 milhões de euros e está dividida em dois sublanços. O primeiro, de cerca de 25 milhões de euros, adjudicado ao consórcio Zagope/Construtora do Tâmega, fará a ligação entre o nó de ligação da CRIL, junto ao Túnel do Grilo, em Sacavém, e a Avenida Padre Cruz.

O segundo, consignado no passado dia 8 de Agosto ao consórcio MSF/Construtora do Lena por cerca de 21 milhões de euros, respeita ao viaduto sobre a Avenida Padre Cruz, para ligação ao final do actual troço do Eixo-Norte Sul.

Este viaduto terá cerca de 700 metros de extensão, com dois níveis diferentes de altura, terá quatro faixas de rodagem em cada sentido e já foi projectado para não interferir com a linha amarela do Metro, tendo igualmente previsto a extensão de respectiva linha vermelha.

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