Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bastonário diz 40% dos farmacêuticos hospitalares em situação precária

Dos 600 farmacêuticos hospitalares que exercem a sua actividade em Portugal, cerca de 40% estão em situação precária, alertou hoje o Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos no 8º Simpósio Nacional da Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Hospitalares.

20 de Novembro de 2002 às 16:39
  • ...
Dos 600 farmacêuticos hospitalares que exercem a sua actividade em Portugal, cerca de 40% estão em situação precária. A denúncia foi feita por José Aranda da Silva, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, no decorrer do 8º Simpósio Nacional da Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Hospitalares, realizado em Lisboa.

«Faltam farmacêuticos nos hospitais portugueses», alertou o Bastonário, que esteve reunido ontem com o ministro da Saúde para fazer uma chamada de atenção sobre «este grave problema de saúde pública».

O Ministério da Saúde anunciou há cerca de seis meses que vai descongelar 300 vagas para pessoal técnico e auxiliar. Destas, que ainda não estão distribuídas, a Ordem dos Farmacêuticos quer que sejam «reservados lugares para os farmacêuticos hospitalares».

Para Aranda da Silva, a falta de farmacêuticos hospitalares nas unidades de prestação de cuidados de saúde explica, em parte, o aumento estimado de 22% ao ano nas despesas com medicamentos. «É preciso ter pessoal qualificado para fazer uma boa escolha dos medicamentos», reforçou.

Entretanto, foi já publicado o Plano de Farmácia Hospilar, aprovado recentemente em Conselho de Ministros. Para o Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos este plano é «bastante positivo e operacional», face ao anterior aprovado pela equipa de Manuela Arcanjo. «Pela primeira vez há uma aposta no sistema de informação qualitativo ao nível do medicamento», concluiu o Bastonário.

Por Patrícia Henriques

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio