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Aumento dos custos faz alargar concessão da Ota até 2049

A comissão técnica encarregue da definição do modelo de transacção do aeroporto da Ota detectou que os custos previstos para a construção da infra-estrutura – da ordem dos três mil milhões de euros – estão subestimados, apurou o Jornal de Negócios.

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A comissão técnica encarregue da definição do modelo de transacção do aeroporto da Ota detectou que os custos previstos para a construção da infra-estrutura – da ordem dos três mil milhões de euros – estão subestimados, apurou o Jornal de Negócios.

O grupo de trabalho concluiu, assim, que os 30 anos previstos para a concessão do novo aeroporto não são suficientes para remunerar o capital que os privados terão de investir e vai propor ao Governo o alargamento do prazo da concessão para 40 anos.

A concessão a 40 anos, admitea Naer, dará "flexibilidade" ao Governo para tomar decisões, caso as verbas disponibilizadas por Bruxelas ou pelo Orçamento do Estado fiquem aquém do previsto.

 É que o investimento estimado para a Ota ronda os três mil milhões que euros, estando prevista a comparticipação em 20% dos fundos comunitários, 10% de financiamento público nacional, 20%  do consórcio vencedor e 50% obtidos com recurso ao endividamento.

 

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