Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Arábia Saudita promete aumento de 30% da produção de petróleo

O ministro do Petróleo da Arábia Saudita anunciou hoje que o país poderá aumentar a produção de petróleo em 30% nos próximos dois anos, elevando a média diária para 14 milhões de barris. Ao mesmo tempo, o país manterá uma reserva de dois milhões de barris

11 de Outubro de 2004 às 13:46
  • ...

O ministro do Petróleo da Arábia Saudita anunciou hoje que o país poderá aumentar a produção de petróleo em 30% nos próximos dois anos, elevando a média diária para 14 milhões de barris. Ao mesmo tempo, o país manterá uma reserva de dois milhões de barris por dia para emergências.

O anúncio do ministro Ali al-Naimi surgiu como «reacção» aos novos máximos atingidos esta manhã pelo petróleo, em que o «brent» ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 50 dólares e o crude, em Nova Iorque, cotou nos 53 dólares.

Al-Naimi afirmou que o actual nível de preços «não tem justificação» e disse que a Arábia Saudita está «disposta a fazer o necessário para satisfazer a procura».

Assim, o país irá investir em seis novos campos petrolíferos que aumentarão a produção em 3,2 milhões de barris diários, dos quais mais de dois terços serão de «light crude», o mais procurado no mercado.

Enquanto estes campos não estão disponíveis, o país, o único membro da OPEP que ainda tem capacidade adicional de produção, irá manter uma reserva de 1,5 a 2 milhões de barris diários para colmatar eventuais perturbações noutros países.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio