Notícia
Apoio às rendas jovens vai cair 42% este ano
As despesas do Estado com programas de apoio ao arrendamento habitacional vão cair a pique em 2008. Tudo porque o Governo substituiu o antigo programa Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ) pelo Porta 65, cujas características implicam uma despesa muito in
As despesas do Estado com programas de apoio ao arrendamento habitacional vão cair a pique em 2008. Tudo porque o Governo substituiu o antigo programa Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ) pelo Porta 65, cujas características implicam uma despesa muito inferior.
Segundo números avançados ao "Diário de Notícias" pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), a dotação orçamental prevista para este novo programa em 2008 é de 19,3 milhões de euros, dos quais 12 milhões dizem respeito à primeira fase do programa lançada em Dezembro e que ainda está em curso. Àquele valor é preciso acrescentar 16,9 milhões de euros que serão pagos, até Agosto, aos actuais beneficiários do IAJ, o que dá um total de 36,2 milhões de euros.
Ora, em 2007 a despesa global do IAJ ascendeu a 62,2 milhões de euros, o que significa que em 2008 o apoio do Estado aos jovens inquilinos cairá 42%. E dado que este programa constitui a fatia de leão em matéria de apoios do Estado ao arrendamento habitacional, a quebra geral das comparticipações públicas será muito semelhante.