Notícia
Apoio a pais, a independentes e sócios-gerentes: saiba quando pedir
A Segurança Social publicou um calendário sobre datas para fazer os pedidos dos diferentes apoios. Geralmente há dez dias para o fazer. Nalguns casos o prazo começa esta semana.
A Segurança Social publicou um calendário sobre os prazos para pedir os próximos apoios destinados aos trabalhadores independentes, aos sócios-gerentes e aos pais que tiveram de ficar em casa por causa do encerramento das escolas.
O calendário pode ser consultado aqui e baseia-se neste despacho.
A Segurança Social tem explicado que, por regra, o apoio é pago no mês seguinte ao do requerimento. Foi apenas aberta uma exceção para os independentes que já no mês de abril viram a sua atividade (ou a do seu setor) paralisada, tendo sido permitida a apresentação de requerimentos até 15 de abril.
Tal como já tínhamos explicado em maior detalhe, com base noutros esclarecimentos publicados pela Segurança Social, haverá condições de acesso e de cálculo diferentes para os apoios pagos em abril e maio.
No caso dos independentes, por exemplo, só em maio serão pagos os apoios para quem teve quebra de atividade (e não suspensão).
O mesmo acontece no caso dos sócios-gerentes de empresas sem qualquer trabalhador, e com faturação inferior a 60 mil euros.