Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alberto João Jardim soma 45ª vitória eleitoral

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim, 68 anos, é presidente do Governo da Região Autónoma da Madeira desde 1978, tendo vencido todas as eleições legislativas que se realizaram na Madeira depois do 25 de Abril.

09 de Outubro de 2011 às 21:49
  • 1
  • ...
Nasceu no Funchal, a 04 de Fevereiro de 1943, é filho único, estudou na capital madeirense e licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, cidade onde viveu cerca de uma década.Durante o cumprimento do serviço militar foi oficial de acção psicológica no Estado-Maior do Exército, em Lisboa e no quartel-general da Madeira.

Foi também professor dos ensinos técnico e secundário, responsável do Centro de Formação Profissional da Madeira e jornalista profissional, tendo sido director do matutino regional Jornal da Madeira.

Jardim é co-fundador e líder do PSD-Madeira desde 1974 e foi escolhido para ser chefe do executivo madeirense em 1978, sucedendo a Ornelas Camacho, um engenheiro civil e político madeirense que foi membro destacado do PSD e o primeiro presidente do Executivo Regional, que governou na região entre 19 de Novembro de 1976 e 17 de Março de 1978.

Esta transição governativa foi decidida pelo próprio partido e Alberto João Jardim tornou-se então no segundo chefe do Governo da Madeira, cargo que tem exercido ininterruptamente.

Desde 1976 tem sido sucessivamente o cabeça de lista do partido, garantindo sempre a eleição, mas apenas foi deputado durante ano meio, antes de exercer as funções de presidente do Governo madeirense.

No seu currículo de cargos europeus refere-se que é membro do congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, presidindo à delegação portuguesa.
Entre 1978 e 1996 foi também presidente da Conferência das Regiões Periféricas da União Europeia, do qual é chefe honorário.

O líder insular foi igualmente co-fundador da Assembleia das Regiões da Europa e é, presentemente, vice-presidente do Partido Popular Europeu.

Alberto João Jardim está reformado da função pública desde 2005.

No início deste ano sofreu um ataque cardíaco que o obrigou a ficar internado no hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal, mas recuperou e fez uma campanha eleitoral intensa que permitiu somar mais uma vitória eleitoral à colecção de 44 sucessos nos sufrágios que se realizaram na Madeira nos últimos 36 anos.

Jardim foi reeleito hoje para mais um mandato, depois do PSD-Madeira ter vencido as eleições legislativas regionais com 48,60% dos votos, elegendo 25 dos 47 deputados para o Parlamento madeirense e vai chefiar o XI Governo da Madeira.
Ver comentários
Saber mais Alberto João Jardim Madeira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio