Notícia
O dia num minuto: Angola ajuda BPI e VW afunda. Cavaco diz não estar arrependido
Cavaco Silva não está arrependido da intervenção em que indigitou Passos Coelho como primeiro-ministro. O BPI lucra com a ajuda de Angola e as contas da VW derrapam. Veja os carros sem condutor que aí vêm.
BPI lucra 151 milhões com a ajuda de Angola. O BPI alcançou um lucro de 151 milhões de euros entre Janeiro e Setembro de 2015, o que representa uma inversão face ao prejuízo de 114,3 milhões de euros registado em igual período do ano anterior. As contas do banco liderado por Fernando Ulrich, divulgadas esta quarta-feira, indicam que mais de dois terços do resultado líquido tiveram origem no Banco do Fomento de Angola, que a gestão pretende separar do banco português para respeitar as regras do Banco Central Europeu. A posição de 50,1% que a instituição portuguesa tem no BFA rendeu um lucro de 105,5 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.
Cavaco e o Governo: "não estou arrependido". "Aquilo que havia a dizer sobre esse assunto [nomeação do Governo] já disse na intervenção que eu produzi, que foi muito clara, e não estou arrependido nem de uma única linha de tudo aquilo que eu disse", afirmou esta quarta-feira o Presidente da República, Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas em Roma, onde se encontra para participar no X Encontro COTEC Europa. Garantindo que não tem, nem nunca teve, qualquer interesse pessoal, Cavaco Silva assegurou que até ao último dia do seu mandato se guiará sempre pelo "superior interesse nacional".
Acordo PS/BE/PCP/Verdes conhecido a 9 de Novembro. A apresentação do acordo entre PS, PCP, Bloco de Esquerda e "Os Verdes" para a formação de um Executivo alternativo estará associada à discussão do programa de Governo da coligação PSD/CDS-PP, dias 9 e 10 de Novembro, afirmou esta quarta-feira Carlos César, presidente do Grupo Parlamentar do PS, no final da primeira reunião da bancada por si presidida. "Dias 9 e 10 [de Novembro], o PS demonstrará que, não sendo a alternativa de Governo PSD/CDS aquela que se deseja para o país, há uma outra mais coerente, mais estável e mais duradoura. O acordo [entre as forças da esquerda parlamentar] ficará associado ao momento em que vamos apresentar o programa de Governo", declarou Carlos César.
EDP Renováveis quase duplica lucros. O resultado líquido da EDP Renováveis aumentou de 52,9 milhões de euros para 99,6 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, revelou esta quarta-feira, 28 de Outubro, a empresa liderada por Manso Neto. A contribuir para esta quase duplicação dos lucros esteve o aumento das receitas, que cresceram 16% para 1,08 mil milhões de euros, num período em que a produção aumentou 4%, tal como a cotada tinha revelado no dia 14 de Outubro. A justificar o crescimento da produção esteve a Europa, excluindo Portugal e Espanha (onde caiu), e a América do Norte, onde novos parques eólicos entraram em operação no último ano.
VW com prejuízos de 3,48 mil milhões. A Volkswagen (VW) anunciou esta quarta-feira, 28 de Outubro, prejuízos de 3,48 mil milhões de euros no terceiro trimestre deste ano, onde estão já contabilizados 6,7 mil milhões em custos especiais relacionados com o escândalo das emissões poluentes em que a marca automóvel alemã está envolvida. Estas perdas operacionais contrastam com os lucros operacionais de 3,23 mil milhões de euros registados em igual período do ano anterior.
Há mais empresas a nascerem do que a morrerem. De Janeiro a Agosto deste ano, 8.806 empresas portuguesas fecharam portas. Nesse mesmo período, foram criadas 26.426. O que significa que nos primeiros oito meses de 2015, por cada empresa que encerrou, três nasceram. Os dados, revelados esta quarta-feira, 28 de Outubro, no Barómetro Informa, mostram que 2015 poderá ser o melhor ano de nascimentos de empresas em Portugal desde 2007. Considerando os primeiros oito meses do ano, o número de empresas criadas subiu 9% face ao mesmo período de 2014, enquanto o número de encerramentos aumentou 4,8%.
CMVM aplica coima de meio milhão a canadianos. A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aplicou uma coima no valor de 500 mil euros à corretora canadiana Biremis. A CMVM explica, em comunicado divulgado esta quarta-feira, que a punição resulta do "cúmulo jurídico pelas 30 violações, a título doloso, do dever de defesa de mercado, previsto no artigo 311.º, n.º 1, do CdVM". Algo resultante "da inserção no sistema de negociação de ofertas fictícias de montantes cumulativamente elevados, cancelando-as em massa segundos depois – processo que repetiu ora de um lado ora de outro do livro de ofertas – provocando a alteração das condições normais da oferta e da procura daqueles títulos nas referidas sessões de negociação, assim perturbando o processo de formação de preços e afectando a regularidade, a transparência e a credibilidade do mercado".
Vídeo. Como está a evoluir o crédito à habitação? O saldo de empréstimos para comprar casa aumentou pela primeira desde que a troika entrou em Portugal. Paulo Moutinho, editor de Mercados do Negócios, explica a evolução.
Carros sem condutor brilham em Tóquio. O salão automóvel de Tóquio, que abre as portas na sexta-feira, 30 de Outubro, vai ser dominado pelos carros sem condutor e pelos veículos de grande eficiência energética. A exposição de Tóquio conta com cerca de 400 veículos, 75 dos quais vão ser apresentados pela primeira vez ao público. Veja em primeira mão as imagens das "bombas" que vão ser reveladas em Tóquio.