Notícia
Governo autoriza aquisição de 5 helicópteros por 20 milhões
A operação, que deverá custar 20 milhões de euros, tem como objectivo a substituição da frota de Alouette III, que opera há mais de 50 anos.
O Governo publicou em Diário da República um despacho a autorizar gastos de 20 milhões de euros com cinco helicópteros que irão substituir a frota de Alouette III da Força Aérea nacional.
O diploma explica que "considerando o crescente obsoletismo tecnológico do helicóptero Alouette III (ALI II), decorrente da súbita escassez de componentes no mercado, associada à inexistência de uma entidade reparadora de motores, bem como, de centros autorizados para efectuar grandes inspecções da célula das aeronaves" e tendo em conta a necessidade deste aparelhos foi dada luz verde à compra de novos aparelhos.
Assim, o despacho autoriza "a despesa tendo em vista a aquisição de cinco helicópteros ligeiros monomotor (com a opção de até mais dois), incluindo treino, sobresselentes e material de apoio até ao montante máximo" de 20,5 milhões de euros "a financiar através das verbas inscritas na Lei de Programação Militar".
Os encargos serão divididos por três anos, sendo que 2018 o máximo aplicável é de 10 milhões de euros, em 2019 de sete milhões de euros e em 2020 de 3,5 milhões de euros. Os valores indicados para 2018, incluem a verba de 1,4 milhões de euros referentes ao ano de 2016, em processo de transição de saldos, a verba de 2017 no montante de 3,5 milhões de euros a transitar oportunamente para a mesma capacidade, projecto e subprojecto, e a dotação de 2018 no montante de cinco milhões de euros", adiantou o mesmo documento.
O documento autoriza ainda a venda dos helicópteros ALIII "mediante inclusão no procedimento de aquisição (...) da opção de retoma das referidas aeronaves."