Notícia
CM: Governo corta 50% no gasóleo da PSP
A verba prevista no Orçamento do Estado limita o gasto médio por viatura a 495 euros para atestar durante no ano, escreve o Correio da Manhã. A PSP terá 2,4 milhões de euros para atestar os carros em 2016.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) terá 2,4 milhões de euros para atestar os seus carros em 2016. O valor previsto no novo Orçamento do Estado representa um corte pela metade face ao anteriormente praticado.
A notícia faz manchete no Correio da Manhã (CM) desta sexta-feira, 26 de Fevereiro, que recebeu a confirmação do Ministério da Administração Interna. A tutela, por sua vez, recusa quebras de operacionalidade.
Os últimos dados apontam para uma frota de 4.851 carros na PSP. A verba disponível fará com que só haja 495 euros para abastecer cada automóvel em 2016. No ano anterior, a média era de 1.010 euros. Os preços dos combustíveis têm caído, mas voltaram a subir com o aumento de seis cêntimos do ISP.
Fontes policiais explicaram ao CM que esta redução poderá obrigar a alterar a forma de patrulhamento automóvel, "para manter a eficácia".
Já o presidente do Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (SUP), Peixoto Rodrigues, alerta para "situações de falta de combustível" mas garante que as patrulhas vão continuar a ir às ocorrências. Ir a pé pode ser uma das vias, diz.