Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Público: Polícias obrigados a usar telemóveis pessoais para fotografar acidentes

A Inspecção-Geral da Administração Interna recomendou que as forças de segurança fotografassem os acidentes de viação mas há falta de meios, o que obriga à utilização dos equipamentos pessoais.

Negócios 31 de Março de 2016 às 09:14
  • ...

Os polícias da PSP e da GNR estão a ser obrigados a usar equipamentos pessoais, máquinas e telemóveis, para registar os acidentes de viação a que são chamados. Isto porque as forças policiais não dispõem destes aparelhos em número suficiente para esse registo, que pode acabar por ser uma prova importante em tribunal, noticia o Público desta quinta-feira, 31 de Março. 


Segundo adianta o jornal, a PSP não quer revelar o número de equipamentos de que dispõe e a GNR conta apenas com 67. O uso dos telemóveis e máquinas pessoais é relatado pelos dirigentes sindicais das duas polícias a propósito de uma recomendação da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) que pediu aos polícias para "se municiarem, através de equipamento fotográfico para, via reportagem fotográfica, poderem instruir de forma mais transparente os autos ou participações que venham a elaborar".


A PSP, contactada pelo jornal, não quis detalhar esta questão, referindo apenas que "procurará acolher da melhor forma a recomendação". Já a GNR confirmou ter dado instruções aos profissionais para avançarem com a recolha fotográfica, detalhando que dispõe de 67 máquinas fotográficas, "distribuídas numa média de quatro máquinas por distrito".


Entre os dirigentes sindicais que o Público contactou, o presidente da Associação Nacional de Polícia, Armando Ferreira, deu conta da seguinte situação: "muitos polícias salvaguardam-se com os seus telemóveis ou as suas máquinas. Na falta de equipamento, são os primeiros a levar aparelhos próprios". 


Ver comentários
Saber mais PSP GNR Administração Interna IGAI Inspecção-Geral da Administração Interna polícia acidentes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio