Notícia
Terço de Joana Vasconcelos foi doado ao Santuário de Fátima
A peça de 26 metros de altura, feita em contas brancas, vai iluminar-se pela primeira vez no Santuário de Fátima, na noite de sexta-feira, quando o Papa Francisco chegar ao recinto.
Na noite de sexta-feira, quando o Papa Francisco entrar o recinto do Santuário de Fátima, o terço gigante criado por Joana Vasconcelos vai iluminar-se pela primeira vez. A obra com o nome Suspensão, que foi encomendada pelo Santuário à artista plástica, "foi uma doação", disse o atelier de Joana Vasconcelos ao Jornal de Negócios.
"Não existe um valor monetário definido, pois a obra foi uma doação e não se encontra para venda", respondeu o atelier de Joana Vasconcelos, explicando que "tratou-se de uma encomenda feita pelo Santuário de Fátima no âmbito das Comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, para o qual foi dada à artista carta-branca para conceber e desenhar a obra".
A doação foi feita pela Fundação Joana Vasconcelos.
O Negócios questionou também o Santuário de Fátima sobre o preço que teria sido pago à artista plástica pela obra que vai ser inaugurada durante o centenário das Aparições de Fátima, a 12 e 13 de Maio, mas não obteve resposta.
Joana Vasconcelos nasceu em 1971, vive e trabalha em Lisboa. Segundo o site da artista, Joana Vasconcelos expõe regularmente desde meados da década de 1990. O reconhecimento internacional do seu trabalho aumentou com a participação na 51.ª Exposição Internacional de Arte – la Biennale di Venezia, em 2005 e tem como um dos momentos mais marcantes a exposição individual no Château de Versailles, em França (2012).
O terço gigante que já foi colocado no recinto do Santuário de Fátima é feito de contas brancas e tem 26 metros de altura.
A 2 de Maio, o reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, disse que o terço gigante cumpriu o objectivo: "marcar o Centenário das Aparições com uma obra de arte que fosse significativa, que fosse profundamente enraizada na mensagem de Fátima".