Notícia
Marcelo e Costa com participação alargada nas comemorações em Fátima
O Presidente da República e o primeiro-ministro têm encontros com o Papa Francisco, em separado. Mas a participação nas comemorações do centenário das aparições irá mais além: Marcelo e Costa vão estar em Fátima.
O Presidente da República e o primeiro-ministro têm encontros marcados com o Papa Francisco, em dias separados, mas a participação de Marcelo Rebelo de Sousa e de António Costa nas cerimónias do centenário das aparições de Fátima irá mais além do que os encontros marcados pelo protocolo.
Ao Negócios, fonte oficial da Presidência da República adiantou que o chefe de Estado vai participar em "todas" as cerimónias de Fátima, mas que o único contacto directo entre Marcelo e o Papa Francisco acontecerá no encontro agendado para sexta-feira.
O Papa Francisco voa de Roma para a base área de Monte Real, a cerca de 50 quilómetros de Fátima, no dia 12 de Maio. Depois de uma cerimónia de boas-vindas, decorre um encontro privado entre o Presidente da República e o Papa Francisco.
Também o primeiro-ministro prepara uma participação mais alargada nas cerimónias previstas para sexta-feira e sábado que marcam os 100 anos das aparições. António Costa tem um encontro agendado com o Papa Francisco a 13 de Maio, às 9:10, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde o líder da igreja católica vai passar a noite. Porém, António Costa vai estar em Fátima nestes dias, participando nas cerimónias marcadas para sexta-feira e sábado, disse ao Negócios fonte oficial do gabinete de António Costa.
Na sexta-feira à noite decorre a procissão das velas e para sábado está marcada a missa internacional onde o Papa Francisco fará a sua única homilia.