Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos dão ordem de penhora à colecção Berardo

O Público escreve que três bancos deram ordem para executar a penhora sobre 75% da colecção Berardo, depois de o investidor ter entrado em incumprimento. A dívida de Berardo ascende a 500 milhões de euros.

Miguel Baltazar
Negócios 12 de Julho de 2017 às 08:53
  • 10
  • ...

Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o Novo Banco querem avançar com a penhora à colecção de arte de Berardo, a quem emprestaram 500 milhões de euros para, entre outros investimentos, comprar 7% do BCP em 2007. Um banco que, na altura, vivia uma batalha interna pelo controlo do mesmo.

Segundo o diário, as instituições financeiras estão a tentar chegar a acordo com Joe Berardo, procurando evitar que o processo chegue a tribunal, onde se poderá arrastar até haver um desenlace. A penhora cuja execução é agora ordenada tem, entre outros colaterais, 75% da Associação da Fundação Berardo que, por sua vez, detém a colecção de arte exposta no CCB.

Grande parte destes empréstimos serviram para o investidor comprar acções que eram depois usadas como garantias. O problema é que a queda dos mercados financeiros - os títulos do BCP afundaram para 10% do seu preço inicial - desvalorizaram esses colaterais, obrigando os bancos a reconhecer perdas nos seus balanços. Em 2009, CGD, BCP e Novo Banco reestruturaram a dívida de Berardo a cinco anos, com três anos de carência de juros e capital.

O Público sublinha que este caso exemplifica as más práticas de concessão crédito do sistema bancário português no passado recente, com uma deficiente avaliação de risco. Ainda esta semana o Tribunal da Relação de Lisboa pediu ao Ministério Público para que no Banco de Portugal facultasse documentação sigilosa sobre a relação do banco com os grandes clientes, entre eles Berardo. Na CGD, entre 2007 e 2014, há indícios de decisões erradas na concessão de crédito, casos de possível dolo e actos de gestão condicionados politicamente.

A colecção Berardo foi avaliada em 2007 pela Christie’s como tendo um valor de 316 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Joe Berardo arte colecção CCB bancos cultura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio