Notícia
Já há famílias a enfrentar o fim das moratórias
Segundo o Jornal de Notícias, já há pedidos de ajuda a chegar à Deco por causa do fim das moratórias bancárias. Associação aconselha a negociar com o banco e evitar incumprimento das prestações que terão de ser novamente pagas.
O prazo das moratórias foi alargado pelo Governo até setembro deste ano, mas já há famílias a ser chamadas para retomar o pagamento das suas prestações mensais de empréstimos porque há moratórias privadas que já venceram, escreve esta terça-feira o Jornal de Notícias, que cita fonte da Deco.
As comunicações dos bancos estarão a começar a chegar às famílias, embora não haja dados concretos sobre o número de abrangidos. A Deco, que tem vindo a receber contactos de pessoas nestas circunstâncias, aconselha a que se tente evitar a todo o custo o incumprimento e que a primeira coisa a fazer deverá ser contactar os bancos nesse sentido.
Há vários mecanismos a que as famílias podem recorrer se não conseguirem pagar, nomeadamente o Plano de Ação para o Risco de Incumprimento e o Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento. O banco é obrigado a apresentar uma solução, indica um especialista da Deco citado pelo Jornal de Notícias.