Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo reúne-se com epidemiologistas e decisão sobre fecho de escolas é tomada "hoje ou amanhã"

Depois da reunião, as ministras da Saúde e da Presidência terão uma reunião com António Costa, que regressa esta tarde de Bruxelas. Marcelo diz que a decisão sobre o fecho das escolas é tomada hoje ou amanhã.

José Sena Goulão
20 de Janeiro de 2021 às 16:32
  • 12
  • ...

O Governo português vai reunir-se já hoje com epidemiologistas, confirmou o primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas, citado pela TSF.

 

Segundo a estação de rádio, a reunião vai decorrer esta tarde e será liderada pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. Depois de Costa regressar de Bruxelas, terá uma reunião com as duas ministras.

 

A reunião com epidemiologistas estava prevista só para a próxima terça-feira, mas a forte subida do número de casos e óbitos relacionados com a covid-19 está a apressar o calendário.

 

Em cima da mesa poderá estar o fecho de escolas, sobretudo para os alunos com mais de 12 anos, tal como têm defendido vários especialistas.

Ponderação "serena"

Essa porta foi aberta pelo Presidente da República, que admitiu que essa decisão vai ser tomada "entre hoje e amanhã". Também segundo a TSF, foi desta forma que o Presidente da República respondeu a um aluno do liceu Pedro Nunes, esta quarta-feira. Marcelo Rebelo de Sousa explicou que a questão não foi discutida "antes porque o primeiro-ministro não está em território português". 

 

"Os dados de hoje são o esperado em termos de opinião pública", mas têm de ser analisados "com cuidado" porque correspondem a previsões "já antes feitas". Marcelo Rebelo de Sousa identifica como "dados relevantes" para a decisão a tomar a "variante britânica e o efeito da disseminação social das escolas", mas adverte que a ponderação tem de ser "muito serena". 

"Há dados novos, que devem ser ponderados e essa ponderação pode ser feita a todo o momento", disse Marcelo Rebelo de Sousa em declarações posteriores aos jornalistas. Logo se verá "se se justifica ou não uma decisão antes da semana que vem" sobre o fecho das escolas, acrescentou.

 

Apesar da gravidade da pandemia em Portugal, o Presidente da República apelou aos portugueses para votarem no domingo, considerando que o confinamento é compatível com a votação.

 

Marcelo destacou a "importância de vivermos em democracia, haja ou não pandemia".

 
Reunião com epidemiologistas antes do conselho de ministros

Fonte do Governo referiu à agência Lusa que esta reunião de Mariana Vieira da Silva e Marta Temido com os epidemiologistas que habitualmente participam nos encontros com o Governo, Presidente da República e partidos, no Infarmed, em Lisboa, antecede o Conselho de Ministros desta quinta-feira.

 

O primeiro-ministro, António Costa, que se encontra em Bruxelas, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, reunir-se-á com as ministras de Estado e da Presidência e da Saúde logo após chegar a Lisboa esta noite.

 

Na terça-feira, durante o debate sobre política geral na Assembleia da República, António Costa admitiu a possibilidade de se proceder a um encerramento de escolas caso fique demonstrado que a variante inglesa do novo coronavírus, que é mais contagiosa, se está a tornar dominante nos estabelecimentos de ensino.

 

"Neste momento, estamos a bater-nos para manter as escolas abertas, já que sabemos o enorme custo social que representa fechá-las. Na quarta-feira [hoje], vamos iniciar uma campanha de testes rápidos em todas as escolas, tendo em vista reforçar a segurança", disse em resposta ao presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Adão Silva.

 

Logo a seguir, no entanto, o líder do executivo advertiu que, "se esta semana se souber, por exemplo, que a estirpe inglesa se tornou dominante no país, então, muito provavelmente, terão mesmo de fechar as escolas".

 

Em relação a uma eventual suspensão das aulas presenciais, o Presidente da República indicou na terça-feira que no dia 26 deste mês haverá nova reunião com epidemiologistas no Infarmed, em Lisboa, e que nessa mesma tarde receberá no Palácio de Belém os partidos com representação parlamentar.

 

No entanto, face ao rápido crescimento diário do número de infetados, do número de internamentos e de óbitos em Portugal, dentro da direção do PS, assim como no Governo, admite-se já que esse calendário de decisão em relação às escolas possa ser antecipado.

 

De acordo com dados da Direção Geral da Saúde (DGS), Portugal registou hoje 219 mortes relacionadas com a covid-19 e 14.647 novos casos de infeção, os valores mais elevados desde o início da epidemia.

O número de internamentos está á subir desde 01 de janeiro, dia em que estavam internadas 2806 pessoas.

 

Em Portugal, morreram 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

 

Ver comentários
Saber mais António Costa Bruxelas TSF Governo epidemiologistas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio