Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas no retalho aceleram em Setembro

O volume de negócios no comércio a retalho acelerou em Setembro, atingindo uma evolução de 3,1%, segundo dados divulgados esta sexta-feira, 28 de Outubro, pelo Instituto Nacional de Estatísticas. No trimestre subiram 3,3%.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 28 de Outubro de 2016 às 11:38
  • 1
  • ...
O comécio a retalho acelerou em Setembro. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira, 28 de Outubro, o volume de negócios no comércio a retalho acelerou de Agosto para Setembro ao evoluir, respectivamente, 2,9% e 3,1% respectivamente, e depois de revistas as evoluções de Agosto.

Foram os produtos alimentares que mais motivaram esta subida homóloga, tendo passado de uma subida de 3,7% em Agosto para 4,8% em Setembro. Nos não alimentares a variação homóloga foi, em Setembro, de 1,9%, face a uma evolução de 2,3% em Agosto.

Mas se em termos homólogos houve em Setembro uma aceleração no negócio do comércio a retalho, já em termos mensais o volume de negócios caiu 2% em Setembro, o que, aliás, é a maior queda desde há um ano. Setembro é, no entanto, um mês de menor negócio para o comércio do que Agosto.

Considerando o terceiro trimestre, as vendas a retalho subiram 3,3%, uma aceleração face aos 2,2% do trimestre anterior. Nos produtos alimentares a subida foi de 5,2%, face aos 3,5% do segundo trimestre. Em Julho, o IVA da restauração desceu para 13%. Nos não alimentares a subida foi de 2%, face ao crescimento de 1,3% no trimestre anterior.

Também o emprego nesta actividade cresceu. Em Setembro subiu, em termos homólogos, 2,7%, o mesmo crescimento que o apurado já em Agosto. Mas mensalmente Setembro viu o emprego cair 0,8%. Com o aumento do emprego veio também uma subida nas remunerações de 4,5%, menos que os 5,6% de Agosto.

O INE fez uma revisão dos dados referentes a Julho e Agosto.
Ver comentários
Saber mais retalho comércio a retalho vendas a retalho INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio