Notícia
Sentix: Os investidores não estão conscientes dos riscos nas bolsas
Há uma "discrepância alarmante" nas expectativas dos investidores: ao mesmo tempo que esperam um arrefecimento das economias, antecipam subidas das acções. O instituto Sentix diz que o desencontro entre estas duas linhas reflecte "sérios riscos" nas bolsas.
Está a observar-se uma "discrepância alarmante" entre as expectativas dos investidores relativamente ao andamento das principais economias mundiais e o que projectam para a evolução dos preços dos acções em bolsa. Ao mesmo tempo que esperam um acentuado arrefecimento do crescimento da economia global - em boa medida devido à perda de velocidade na China e noutros países emergentes, como Rússia e Brasil -, os investidores esperam que o preço das acções continue a subir. "Discrepâncias desta magnitude reflectem sérios riscos".
A advertência é do Sentix, instituto alemão especialista na área das finanças comportamentais, que realiza mensalmente um inquérito a mais de 950 investidores.
"Embora tenha subido o cepticismo sobre as expectativas económicas, não aumentou a consciencialização dos investidores sobre a evolução dos preços das acções: os investidores ainda vêem a aposta nas acções como um investimento sem alternativa. Além disso, a confiança cega dos investidores no poder do intervencionismo dos bancos centrais é assustadora", alerta Sebastian Wanke, analista sénior no Sentix.
Os riscos potenciais estão especialmente à espreita nas bolsas dos Estados Unidos, acrescenta, considerando que os investidores "estão a fazer vista grossa sobre os possíveis efeitos adversos sobre as acções decorrentes do arrefecimento do optimismo económico".