Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mariano Rajoy revê em alta previsão de crescimento para 2014

A economia espanhola deverá crescer 0,7% no próximo ano. Esta é uma revisão “prudente”, de acordo com Mariano Rajoy que antecipou, perante o Senado, uma revisão em alta das estimativas macroeconómicas do Executivo.

Reuters
Negócios 24 de Setembro de 2013 às 16:08
  • ...

O líder do Executivo espanhol revelou, perante o Senado, que o Governo vai rever em alta as previsões de crescimento para o próximo ano de 0,5% para 0,7%. Mariano Rajoy apelidou de “prudente” a revisão que deverá ser aprovada no Conselho de Ministros que vai decorrer na próxima sexta-feira, 27 de Setembro. E é “prudente” porque há instituições internacionais que apontam para um crescimento da economia espanhola de 1% em 2014, segundo o “El Mundo”.

 

As previsões para este ano apontam para que a economia contraia mais de 1%.

 

Mariano Rajoy esteve no Senado a debater os cortes realizados pelo Executivo, tendo-se defendido das acusações dos partidos da oposição sobre os cortes que tem implementado nos reformados e funcionários públicos. O responsável diz que o Governo tem sido “equitativo” nos cortes e que a forma como têm sido implementadas as reformas deixa a economia espanhol com solidez suficiente para superar a crise.

 

O primeiro-ministro de Espanha reiterou, segundo o mesmo jornal, que não é possível crescer, criar emprego, ter bons salários e melhorar os serviços públicos “sem se ser competitivo” e sem que se consiga reduzir o endividamento. 

 

Em entrevista ao “The Wall Street Journal”, Mariano Rajoy traçava já um retrato positivo mas prudente da situação económica actual de Espanha. “As coisas estão no bom caminho”, afirmou, sustentando essa afirmação com a evolução de vários indicadores, designadamente do PIB, que regressou a terreno positivo no segundo trimestre deste ano. "Os custos do trabalho foram reduzidos, as exportações estão em ascensão , e o défice das contas correntes transformou-se em excedente”. Mas se Espanha não está mais em recessão, é também cedo para dizer que não está mais em crise.

 

"A tarefa agora é conseguir uma recuperação vigorosa que nos permita criar empregos", disse, avisando que a política orçamental tem de continuar a ser gerida com "prudência".

Ver comentários
Saber mais Mariano Rajoy Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio