Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial em Portugal tem a maior queda da UE em Novembro

A produção industrial em Portugal voltou a cair. E registou mesmo, em Novembro, a maior queda mensal da União Europeia.

Direitos Reservados
13 de Janeiro de 2016 às 10:18
  • 4
  • ...
A indústria portuguesa produziu menos em Novembro. A queda, face a Outubro, foi de 4,9%, o que significa que Portugal foi o país da União Europeia a ter a maior queda na produção industrial, de acordo com os dados do Eurostat divulgados esta quarta-feira, 13 de Janeiro.

É preciso recuar a Setembro de 2012 para haver uma queda face ao mês anterior tão pronunciada (-4,9%).E é mesmo necessário ir a Março de 2008 para haver uma queda maior (-5,4%). E de acordo com a base de dados do Eurostat, esta é a maior queda num mês de Novembro desde 2000, primeiros dados referenciados. Nunca em Novembro, face ao mês anterior, a queda tinha sido tão expressiva.

Em Novembro de 2015, Portugal viu o Governo mudar, depois da queda do Executivo de Passos Coelho no Parlamento, aprovada que foi uma moção de rejeição ao seu programa apresentada pelo PS e votada favoravelmente por todos os partidos da esquerda do hemiciclo. A 26 de Novembro, tomava posse o Governo de António Costa.

Esta queda de Novembro, face ao mês anterior, resulta no pior indicador do conjunto da União Europeia. Malta, o segundo país onde a produção das fábricas mais caiu, teve uma queda de 3,7%, seguida pela Holanda com uma redução de 3,1%. No conjunto, a União registou uma descida na produção fabril de 0,6%, sendo de 0,7% a queda na Zona Euro, face a Outubro. Em Outubro este indicador tinha sido positiva face ao mês anterior. Também em Portugal as fábricas, em Outubro, tinham produzido mais 3,9%, o que, então, foi das maiores subidas na Europa.

A produção das fábricas na União Europeia caiu, em Novembro, 0,6% face a Outubro. O Eurostat explica esta queda na Zona Euro pela diminuição na produção de energia em 4,3% e de bens de investimento em 1,9%, tendo também caído a produção de bens de consumo duradouros. Apenas os bens de consumo não duradouros subiram 0,1% e os intermédios aumentaram 0,7%.

No comparativo com o mês homólogo do ano anterior, a produção industrial da Zona Euro aumentou 1,1% enquanto na União Europeia subiu 1,4%. Portugal teve, neste comparativo, uma queda de 0,4%. Apenas sete países da União Europeia tiveram quedas homólogas na produção industrial. Também na comparação anual, a produção na energia caiu 2,8% na Zona Euro e 1,2% na União.


































(Notícia actualizada às 10:58 com mais informações)
Ver comentários
Saber mais produção industrial indústria Portugal Eurostat
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio