Notícia
Produção industrial cai pela primeira vez em seis meses
Abril foi marcado por menos produção das fábricas em Portugal, uma evolução que foi transversal e que afectou quase todas as áreas. Foi a primeira queda em seis meses e a mais pronunciada em quase um ano.
A produção industrial caiu 1,2% em Abril, face ao mesmo mês do ano passado, revelou esta terça-feira, 30 de Maio, o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Esta foi a primeira quebra de produção em seis meses. A última vez que a produção da indústria tinha diminuído foi em Outubro (-0,4%). Esta foi também a maior quebra de produção desde Maio de 2016, altura em que desceu 1,7%.
Por agrupamentos, só houve uma excepção: os bens de consumo duradouros. Todos os restantes registaram quebras, com a maior a ser observada nos bens intermédios.
Por secções, as indústrias extractivas registaram uma quebra homóloga de 8,5%, sendo esta a maior quebra. Já as indústrias transformadoras contrariaram a tendência e aumentaram 0,2%.
Este é assim o primeiro indicador sobre a indústria conhecido referente ao segundo trimestre do ano. Os números do primeiro trimestre revelaram um crescimento do produto interno bruto (PIB) de 2,8%, acima das estimativas.
Para o segundo trimestre, o ministro das Finanças, Mário Centeno, aponta para que a economia cresça acima de 3% e que, no conjunto do ano, a taxa de crescimento do PIB possa superar os 2%, ficando acima da previsão oficial do Governo, actualmente fixada em 1,8%.