Notícia
Preços no consumidor descem em Janeiro na Alemanha
O índice de preços no consumidor caiu 0,9% em Janeiro na Alemanha, o maior recuo em um ano. A queda dos preços do petróleo e o abrandamento das economias emergentes continua a penalizar a tão esperada retoma da inflação.
Segundo os dados divulgados pelo Instituto Federal de Estatística alemão esta quinta-feira, os preços no consumidor caíram 0,9% em Janeiro face ao mês anterior, sendo este o maior recuo desde Janeiro de 2015. No entanto, a taxa de inflação aumentou para 0,4% em Janeiro, dos 0,2% registados em Dezembro, em linha com as estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg.
Escreve a agência que esta retoma da inflação pode ser uma boa notícia para o Banco Central Europeu (BCE), que está a tentar aumentar a pressão sobre os preços nos 19 países da Zona Euro.
No entanto, face às perspectivas pouco optimistas do BCE quanto a esta matéria, o presidente da instituição, Mario Draghi, apontou a 22 de Janeiro que mais estímulos à economia podem ser apresentados em Março.
Antes do relatório desta quinta-feira, os economistas projectavam que a inflação da Zona Euro acelerasse para 0,4% em Janeiro, acima dos 0,2% em Dezembro, escreve a Bloomberg, relembrado que o Eurostat divulgará os números oficiais esta sexta-feira.
Em Dezembro, o Banco Central Europeu previu que a inflação na região iria acelerar para 1,6% em 2017. Já o Bundesbank estima uma inflação de 2% no próximo ano, adianta a agência.