Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal contraria queda das vendas a retalho na zona euro

Relatório do Eurostat conclui que em Abril, comparado com o mês de Março, as vendas a retalho caíram na zona euro 0,5%. Portugal contraria a tendência apesar de resultados homólogos negativos.

05 de Junho de 2013 às 11:44
  • ...

Em Abril de 2013, comparado com Março do mesmo ano, as vendas a retalho caíram 0,5% na zona euro e 0,7% na União Europeia.

 

Um relatório do Eurostat concluí ainda que a área mais afectada foi a “Comida, bebidas e tabaco” que sofreu um declínio de 2% nos países da moeda única. E quanto aos países com piores resultados a Finlândia lidera a tabela (-3,6%), seguido da Letónia e Reino Unido (ambos com -2,0%).

 

Portugal, no entanto, contraria a tendência negativa e apresenta uma variação mensal positiva de 0,4%, sendo apenas superado pela Bulgária, Roménia, Hungria, Malta e Eslováquia. Em Janeiro de 2013 verificou-se a maior variação mensal desde 2012, com Portugal a apresentar uma variação de 4%. Em Março assistiu-se de novo um decréscimo mensal nas vendas a retalho (-2,5%) que foi recuperado em Abril deste ano.

 

No que toca à variação homóloga, referente ao mesmo período do ano passado, Portugal apresenta ainda resultados negativos e inferiores à média da zona euro e da União Europeia. Em Abril registava uma variação homóloga de -2,5%, embora este seja menos de metade do declínio de 5,7% verificado no mês anterior, mas superior à média de -1,1 pontos percentuais da zona euro.

 

A taxa de variação homóloga tem vindo a registar menores quedas gradualmente. Em Dezembro de 2012 Portugal sofria um declínio de 8,2%, compensado nos meses seguintes com quedas média de cerca de 5%.

 

Espanha, Eslovénia e Malta registam as piores taxas de variação homóloga na União Europeia com taxas negativas de 6,5%, 4,9% e 4,3% respectivamente.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio