Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal com o quinto maior excedente externo da Zona Euro

Agosto foi o segundo mês consecutivo de excedente na balança de pagamentos em Portugal, com o valor a atingir o quinto nível mais elevado entre os países da Zona Euro com dados disponíveis.

Bruno Simão
20 de Outubro de 2016 às 10:43
  • 8
  • ...

A balança de pagamentos portuguesa registou em Agosto um excedente de 480 milhões de euros, o quinto mais elevado entre todos os países da Zona Euro com dados disponíveis para este mês.


De acordo com o relatório publicado pelo Eurostat, Agosto foi o terceiro mês consecutivo de saldo positivo na balança de pagamentos, depois de uma sequência de três meses de défice (entre Abril e Junho).


Entre os países da Zona Euro com dados disponíveis, apenas a Alemanha (17,87 mil milhões de euros), Itália (3,37 mil milhões de euros), Grécia (1,82 mil milhões de euros) e Luxemburgo (530 milhões de euros) apresentam excedentes superiores aos registados em Portugal. Contudo, há países sem dados disponíveis que historicamente apresentam excedentes superiores aos de Portugal, como é o caso da Irlanda e Holanda.  


Apesar do valor registado em Agosto, o excedente é inferior ao verificado no mesmo mês do ano passado (750 milhões de euros).

Os dados revelados ontem pelo Banco de Portugal mostram que 2016 está a ser um ano de descida no excedente. No acumulado do ano de 2016 (o Eurostat só divulgou dados mensais) o saldo da balança de pagamentos entre Janeiro e Agosto situou-se nos 888 milhões de euros, valor que compara com 2.097 milhões de euros observados no mesmo período de 2015, revelam dados divulgados nesta quarta-feira, 19 de Outubro, pelo Banco de Portugal.


Ao nível do conjunto da União Europeia, foi apurado um excedente de conta corrente de 13,5 mil milhões de euros em Agosto, acima do mês anterior (11,3 mil milhões de euros) e de Agosto do ano passado (8,2 mil milhões de euros). 

A balança de pagamentos reflecte as transacções de bens e serviços, bem como da balança de rendimentos (primário e secundário).


Segundo o Boletim Económico de Outubro do Banco de Portugal, Portugal deverá continuar a apresentar um excedente face ao exterior e fechar o ano com o indicador no equivalente a 1,3% do PIB, abaixo dos 1,7% de 2015, mas ainda em terreno positivo.

Ver comentários
Saber mais Zona Euro Eurostat excedente externo balança de pagamentos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio