Notícia
Negócios no comércio a retalho continuam a crescer
Volume de negócios, emprego e remunerações mantêm a sua trajectória de crescimento no sector do comércio a retalho, segundo dados mensais do Instituto Nacional de Estatística.
O volume de negócios no sector do comércio a retalho continua a registar uma evolução favorável face ao ano de 2016. Em Maio, o índice medido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) registou um novo avanço de 5,1%, depois de em Abril ter subido 4,5% em termos homólogos.
De acordo com o destaque libertado esta sexta-feira, 7 de Julho, pela autoridade estatística portuguesa, este comportamento traduziu a aceleração tanto nos produtos alimentares como nos não alimentares, que registaram variações homólogas (face a Maio de 2016) de 6,6% e 3,2%, respectivamente.
Já quando se compara com o mês anterior, o índice de volume de negócios no comércio a retalho registou uma diminuição de 0,4% (variação de -0,2% no mês anterior).
O emprego e as remunerações também mantêm a trajectória de subida, com os respectivos índices a terem registado em Maio variações homólogas de 3,7% e de 5,7%. Quando comparados com o mês anterior, as evoluções foram de 0,9% e 0%, respectivamente.
Neste destaque o INE inicia a apresentação de novas séries destes índices, que retroagem a 2005 e passam a ter 2015 como a base 100, entre outras alterações metodológicas.