Notícia
Itália entra em recessão no final de 2018. Espanha acelera
O ministro das Finanças italiano, Giovanni Tria, tem razões para estar preocupado: a economia italiana entrou oficialmente em recessão. Já em Espanha o Governo socialista tem razões para celebrar.
Em termos homólogos (em comparação com o quarto trimestre de 2017), Itália cresceu apenas 0,1%. O efeito de contágio deste desempenho do PIB para 2019 é de -0,2%, segundo o gabinete de estatísticas.
O conflito com a Comissão Europeia por causa do Orçamento do Estado para 2019 também contribuiu para agravar os juros italianos, penalizando o custo do financiamento do Estado, mas também da banca e das empresas.#istat In the fourth quarter of 2018 the Italian Gross Domestic Product (#GDP) decreased by 0.2 per cent with respect to the previous quarter and increased by 0.1 per cent over the same quarter of the previous year https://t.co/QU0tNBF2VP pic.twitter.com/srpNcrXS4H
— Istat (@istat_en) 31 de janeiro de 2019
A entrada em recessão de Itália coincide com o pior trimestre de crescimento económico da Zona Euro desde o final de 2013. A economia do euro cresceu 1,2%, em termos homólogos, e 0,2%, em cadeia. No caso da União Europeia, o PIB subiu 1,5%, em termos homólogos, e 0,3%, em cadeia, segundo os dados do Eurostat.
Os dados específicos por país só serão divulgados mais tarde pelo gabinete de estatísticas europeu, mas alguns gabinetes nacionais já revelaram os dados para o seu país. E nem tudo são más notícias.
Em Espanha, o PIB acelerou para um crescimento em cadeia de 0,7% no quarto trimestre (0,6% no terceiro trimestre), segundo os dados divulgados pelo gabinete de estatística. Em termos homólogos, o crescimento foi de 2,4%, bem acima dos 1,2% registados pela Zona Euro ou dos 1,5% da União Europeia.
No total do ano, o PIB espanhol cresceu 2,5%, também acima dos 1,8% que são estimados para a Zona Euro e dos 1,9% para a União Europeia.CNTR. Avance del #PIB. El PIB español registra un crecimiento del 0,7% en el cuarto trimestre de 2018 respecto al trimestre anterior en términos de volumen. Nota de prensa: https://t.co/WGU8gOyUdl Más resultados: https://t.co/vWvQIJ1vju #INE #economía pic.twitter.com/z8z6VM4UqD
— INE España (@es_INE) 31 de janeiro de 2019
Também em França o PIB cresceu 0,3% em cadeia no quarto trimestre graças ao bom desempenho das exportações, ficando acima das expectativas. No total do ano, o PIB francês cresceu 1,5%.