Notícia
Inflação na Zona Euro desce para 0,3% em Novembro
Em Portugal a inflação subiu para 0,1% em Novembro, permanecendo abaixo da média da Zona Euro, que se situou em 0,3% no mês passado, fazendo crescer os receios de deflação na região.
O índice de preços no consumidor da Zona Euro aumentou 0,3% em Novembro, face ao mesmo mês do ano passado, o que traduz uma descida da inflação face aos 0,4% registados em Outubro.
Os dados revelados esta quarta-feira pelo Eurostat confirmam a estimativa inicial avançada pelo gabinete de estatísticas da Comissão Europeia e evidenciam a pressão sobre os preços na Zona Euro.
Para combater os baixos valores da inflação na Zona Euro e a ameaça do cenário de deflação, o Banco Central Europeu tem tomado várias medidas de política monetária não convencionais, como a compra de títulos de dívida.
Mario Draghi admite avançar para outras medidas, como a compra de títulos de dívida pública, sendo que a decisão deverá ser tomada na reunião do banco central agendada para finais de Janeiro.
A descida dos preços dos combustíveis e dos serviços de telecomunicações foram determinantes para o reduzido valor da inflação em Novembro na Zona Euro. Uma tendência que se deverá reforçar este mês, já que o petróleo está em forte queda nos mercados internacionais.
Em Portugal, tal como o INE já tinha anunciado, o IPC harmonizado aumentou 0,1% em Novembro face ao mesmo mês do ano passado, tendo registado uma queda de 0,4% contra Outubro deste ano.
Bulgária (-1,9%), Grécia (-1,2%) e Espanha (-0,5%) foram os países da Zona Euro onde os preços mais caíram em Novembro.