Notícia
Taxa de inflação da Zona Euro desce para 0,3% em Novembro
Os preços da energia continuam em queda, o que está a contribuir para que a taxa de inflação continue a descer.
A taxa de inflação na Zona Euro desceu de 0,4% em Outubro, para 0,3% em Novembro, revelou esta sexta-feira, 28 de Novembro, o Eurostat.
A contribuir para a descida da taxa está o segmento da energia, cujos preços desceram 2,5% no mês em análise, acentuando a evolução de queda já verificada nos quatro meses anteriores.
Já o segmento de alimentação, tabaco e bebidas alcoólicas verificou uma estabilização da taxa face ao mês anterior, nos 0,5%.
Excluindo a energia, a alimentação, o tabaco e as bebidas alcoólicas, a inflação estabilizou nos 0,7%.
A inflação tem assumido um papel relevante na discussão sobre políticas monetárias, com o Banco Central Europeu (BCE) a mostrar-se disponível para fazer tudo de forma a garantir uma subida dos preços na região. Um dos mandatos do BCE é precisamente assegurar que a taxa de inflação se situe próximo dos 2%.
"Vamos fazer o que devemos para aumentar a inflação e as expectativas de inflação tão depressa quanto possível, tal como o nosso mandato de estabilidade de preços exige", afirmou na sexta-feira, 21 de Novembro, o presidente do BCE, Mario Draghi. As expectativas de curto prazo da inflação "têm descido para níveis que julgo serem excessivamente baixas", acrescentou.