Notícia
Preços na Alemanha recuam 0,2% em Abril mas inflação homóloga recupera
É a primeira descida mensal do índice de preços do consumidor na Alemanha desde Janeiro de 2014. A inflação homóloga subiu para 1,3%.
Os preços na Alemanha regressaram às quedas. Entre Março e Abril, os preços recuaram 0,2%, de acordo com os dados do instituto de estatística do país (Destatis).
Trata-se da primeira queda de preços em cadeia, isto é, mensal, desde Janeiro de 2014, mês em que o índice de preços do consumidor recuou 0,6%.
Por outro lado, a inflação homóloga em Abril foi de 1,3%, o que representa uma recuperação face aos 1% de Março. O Destatis justifica esta subida com o “papel decisivo” da Páscoa, refere o comunicado do instituto na página da internet. A época de Páscoa em 2014 foi mais tarde – em meados de Abril – relativamente a 2013 – no final de Março.
Na terça-feira, 13 de Maio, soube-se que o índice de confiança dos investidores na Alemanha recuou pelo quinto mês consecutivo. Uma descida entre Abril e Maio de 43,2 pontos para 33,1 pontos, segundo o instituto alemão ZEW.