Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eurostat confirma recuo da inflação na Zona Euro para 9,2% em dezembro

No último mês de 2022, a taxa de inflação na Zona Euro abrandou pelo segundo recuo consecutivo. O alívio nos preços dos produtos energéticos e dos bens alimentares não transformados ajuda a explicar recuo. Mas a inflação subjacente continua a acelerar.

Diferença nas taxas de inflação enfrentadas pelos mais ricos e mais pobres atingiu, em outubro, 1,44 pontos percentuais em Portugal.
João Cortesão
18 de Janeiro de 2023 às 10:08
  • ...
O Eurostat confirmou esta quarta-feira que a inflação na Zona Euro abrandou para 9,2% no último mês de 2022. Este é o segundo recuo consecutivo na taxa de inflação, para o qual terá contribuído o alívio nos preços dos produtos energéticos e dos bens alimentares não transformados.

A autoridade de estatística europeia indica que, em dezembro, o maior contributo para a variação homóloga da taxa de inflação foi dado pela alimentação, álcool e tabaco (que contribuiu com 2,88 pontos percentuais para a variação do índice), seguido pela energia (mais 2,79 pontos percentuais), serviços (1,83 pontos percentuais) e bens industriais não energéticos (1,70 pontos percentuais).

Na União Europeia (UE), a inflação caiu de 11,1% para 10,4% em dezembro. As taxas de inflação mais baixas foram registadas em Espanha (5,5%), Luxemburgo (6,2%) e na França (6,7%). Em sentido contrário, a Hungria (25%), Letónia (20,7%) e a Lituânia (20%) tiveram as taxas de inflação mais elevadas.

Em comparação com novembro, a variação homóloga do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) abrandou em 22 dos 27 Estados-membros, permaneceu estável em dois (Bulgária e Eslovénia) e subiu em três (Hungria, Malta e Suécia). 

Embora o IHPC geral tenha abrandado, a inflação subjacente, que exclui os produtos alimentares não transformados e a energia (que são mais voláteis) e que é considerada "crítica" para o Banco Central Europeu (BCE), voltou a subir. Na Zona Euro, a inflação subjacente subiu de 6,6% para 6,9% em dezembro.

(notícia atualizada às 10:26)
Ver comentários
Saber mais Zona Euro inflação dezembro inflação subjacente Eurostat energia alimentos preços
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio