Notícia
Economia britânica cresceu 0,6% no segundo trimestre superando as estimativas
O PIB do Reino Unido avançou 0,6% no período entre Abril e Junho, quando os economistas antecipavam que a economia mantivesse o ritmo de crescimento de 0,4% registado nos primeiros três meses do ano.
O crescimento da economia britânica acelerou no segundo trimestre deste ano, período que terminou com o referendo em que os eleitores decidiram a favor do Brexit.
Segundo os dados divulgados esta quarta-feira, 27 de Julho, pelo gabinete nacional de estatística, o PIB do Reino Unido cresceu 0,6% no segundo trimestre, depois do avanço de 0,4% registado nos três meses anteriores.
A evolução da economia britânica foi mais positiva do que era esperado, já que os economistas consultados pela Reuters antecipavam que o PIB mantivesse o ritmo de crescimento do primeiro trimestre.
A contribuir para esta evolução esteve a retoma da produção industrial - que foi a mais robusta desde 1999 - e o desempenho positivo dos serviços e da construção, em Abril, que se dissipou em Maio e Junho.
O Instituto Nacional de Pesquisa Económica e Social salienta que o crescimento da economia do Reino Unido abrandou acentuadamente no final do trimestre, uma tendência que se deverá acentuar nos próximos meses, depois do choque provocado pela decisão dos britânicos de abandonar a União Europeia.
Um inquérito às empresas, na semana passada, mostrou que a actividade empresarial contraiu este mês ao ritmo mais rápido desde 2009. Pela mesma altura, um grupo de economistas consultados pela agência noticiosa sugeriu que o mais provável é a economia britânica entrar em recessão no próximo ano.
O Banco da Inglaterra, que estimava um crescimento de 0,5% no segundo trimestre, deverá cortar os juros pela primeira vez desde 2009 na próxima semana.