Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Citigroup menos pessimista com evolução da economia portuguesa

Banco continua a prever que a recessão da economia portuguesa vai perdurar até 2014, mas antecipa uma contracção do PIB mais ténue, face ao estimado em Março.

Lucros do Citigroup recuam 11% e falham estimativas
20 de Junho de 2013 às 16:44
  • 14
  • ...

O Citigroup estima que a economia nacional continue em quebra no próximo ano, mas a um ritmo mesmo intenso do que o antecipado pelo banco há três meses.

 

As previsões, inseridas no “Global Economic Outlook and Strategy” de Junho apontam para que o produto interno bruto (PIB) de Portugal recue 3,1% este ano e 1,6% em 2014.

 

No relatório de Março, o Citigroup apontava para uma recessão de 3,7% em 2013, seguida de uma quebra de 2,8% no próximo ano. Esta estimativa de Março foi publicada antes dos números relativos ao primeiro trimestre, como Instituto Nacional de Estatística a revelar já este mês que o PIB registou uma contracção homóloga de 4% e de 0,4% face aos três meses anteriores.

 

O banco norte-americano tem apresentado sempre previsões para Portugal mais pessimistas que as antecipadas pelo Governo e outras entidades. O Executivo de Passos Coelho aponta para uma queda de 2,3% no PIB este ano e um regresso ao crescimento em 2014.

 

No relatório de Maio do ano passado o Citigroup estimava uma queda de 4,6% no PIB em 2012 e de 5,2% em 2013. No ano passado a economia portuguesa registou uma retracção de 3,2%.

 

No relatório deste mês o Citigroup assinala que a economia nacional deverá continuar em queda “este ano e em 2014, apesar da melhoria no crescimento das exportações”, pois a procura interna deverá continuar a pesar na evolução da economia.

 

O banco acrescenta que a austeridade deverá continuar “elevada” após 2014 e que o regresso total aos mercados depois do fim do programa de assistência é “improvável”, pelo que é provável que Portugal precise de um programa cautelar ou da activação do programa de ajuda do BCE (OMT).

Ver comentários
Saber mais Citigroup
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio