Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Citi passa a prever crescimento económico para Portugal em 2014

O banco de investimento norte-americano inverteu a previsão de que a economia portuguesa iria registar o quarto ano consecutivo de contracção em 2014 e estima agora uma expansão de 0,2% do produto interno bruto (PIB).

23 de Janeiro de 2014 às 12:36
  • 13
  • ...

O Citigroup alterou a previsão de crescimento da economia portuguesa, numa nota de análise em que actualizou as estimativas para a economia mundial. O banco inverteu a perspectiva de uma contracção do produto interno bruto (PIB) português de 0,5%, em 2014, para uma expansão de 0,2%.

 

A alteração das previsões reflecte um desempenho "mais forte" das exportações, bem como sinais de recuperação no mercado laboral e uma diminuição previsível da taxa de consumo, enumeram os analistas.

 

As estimativas do banco de investimento, historicamente mais pessimistas para Portugal que a média dos previsões, continua ainda assim abaixo das projecções do Governo e da troika, que apontam para um aumento do PIB de 0,8% este ano. 

 

Em 2015, a taxa de crescimento de Portugal será de 0,8%, revela a nota de análise com as previsões dos economistas do Citi, que prevêem também que Portugal irá necessitar de uma linha de financiamento cautelar após o fim do programa de ajustamento em vigor até 17 Maio.

 

"A redução orçamental vai continuar a limitar o consumo privado" o que vai "limitar o crescimento do PIB nominal" e reduzir o rácio da dívida pública "num futuro próximo". "Uma linha de crédito cautelar em Junho continua a ser o nosso cenário base", acrescentou.

 

O banco de investimento também aumentou a previsão de crescimento da economia mundial para o período de 2013 a 2015. No ano passado, para o qual ainda não existem estatísticas oficiais, o PIB global terá crescido 3,3%, acima dos 2,5% inicialmente previstos pelo Citi. A previsão de 2014 aumentou 0,2 pontos percentuais para 3,3% e a de 2015 subiu 0,1 pontos percentuais para 3,4%.

 

"Este ano", antecipa o Citi, "marca o regresso a um ritmo de crescimento sustentado acima da média global, ao fim de três anos consecutivos de crescimento abaixo da média", resume a nota de análise.

Ver comentários
Saber mais Portugal economia negócios e finanças economia (geral) macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio