Notícia
Banco de Espanha prevê crescimento de 2,8% em 2015
As perspectivas foram revistas em alta após o desempenho favorável do primeiro trimestre. Preços deverão cair este ano, mas estão muito condicionados pela evolução do petróleo.
A economia espanhola deverá crescer 2,8% este ano, em vez dos 2% anteriormente estimados, de acordo com um relatório publicado esta quinta-feira, 26 de Março, pelo Banco de Espanha.
"Esta revisão de oito décimas em relação à projecção publicada no relatório trimestral de Dezembro explica-se principalmente pelo comportamento mais expansivo das variáveis subjacentes às previsões", justificam os autores. "Também influenciou o comportamento mais favorável do PIB no final de 2014 e início de 2015".
No primeiro trimestre deste ano, a economia avançou 0,8% em cadeia, o que poderia apontar para um aumento homólogo de 2,5%.
"Esta estimativa comporta uma ligeira aceleração da actividade relativamente ao final do ano passado, numa altura em que melhorou o contexto externo e em que se fortaleceram alguns dos factores que estão a impulsionar a procura interna", lê-se no relatório.
É o caso da melhoria das condições de financiamento depois do anúncio e arranque do alargamento do programa de compra de activos por parte do Banco Central Europeu, da depreciação do euro e da redução do preço do petróleo, acrescentam os autores.
Em 2016 a economia deverá continuar a crescer, mas a um ritmo ligeiramente menos acentuado: 2,7%.
Os economistas do Banco Central esperam que os preços afundem 0,2% este ano, e antecipam que aumentem mais de 1% ao longo do próximo. No entanto, as projecções de inflação para este e para o próximo ano "estão muito condicionadas" pela evolução do preço do petróleo.