Notícia
Alemanha cresce ao ritmo mais lento em cinco anos
A economia alemã cresceu 1,5% em 2018, o que corresponde ao ritmo mais lento desde 2013. O último trimestre do ano terá sido de crescimento ligeiro, o que se se confirmar significa que a Alemanha escapou à recessão.
A Alemanha confirmou o seu abrandamento económico. O produto interno bruto (PIB) da maior economia europeia cresceu 1,5% em 2018, revelou esta terça-feira, 15 de janeiro, o instituto de estatística do país.
Este desempenho confirma a travagem na economia. É o ritmo de crescimento mais lento dos últimos cinco anos e compara com uma expansão de 2,5% em 2017. Os economistas consultados pela Reuters estimavam um crescimento de 1,5%, depois de um aumento de 2,2% no ano anterior.
"A economia alemã cresceu pelo nono ano, apesar de o crescimento ter abrandado", salientou o instituto, citado pela Reuters.
O crescimento económico da Alemanha foi sustentado pelo mercado interno, com o consumo das famílias e os gastos do Estado a aumentarem.
O instituto de estatísticas adiantou que a economia terá conseguido crescer, ainda que ligeiramente, no último trimestre do ano, o que significa que a Alemanha escapou da recessão – que se confirma após dois trimestres consecutivos de contração económica.