Notícia
PSD Porto à espera que Passos decida Álvaro Almeida
A candidatura de Álvaro Almeida à câmara do Porto só espera por Passos Coelho. O líder da concelhia do PSD Porto diz que a São Caetano à Lapa recebeu uma “short-list” com três nomes, um dos quais Álvaro Almeida. É um “bom candidato”, certifica o presidente da distrital.
Formalmente, ainda não está nada decidido. Mas nas estruturas locais portuenses, a candidatura do economista Álvaro Almeida, um independente que já esteve à frente da Administração Regional de Saúde do Norte, já parece consumada. O presidente da distrital do partido, Bragança Fernandes, assume ao Negócios que se trata de "um bom candidato à câmara do Porto", que por "não estar filiado em nenhum partido vai buscar votos a qualquer quadrante".
Do lado da concelhia da Invicta, o presidente Miguel Seabra confirma que o nome de Álvaro Almeida "consta de uma ‘short-list’ que a distrital e a concelhia fizeram chegar à direcção nacional do partido". Além de Almeida, essa lista contém "outros dois nomes" que Seabra se recusou a divulgar. "Não desminto que haja muita gente [no PSD Porto] que quer a candidatura de Álvaro Almeida. Ele é o presidente do nosso Conselho Estratégico e sabemos muito bem como pensa", acrescentou.
Porém, ainda falta Passos Coelho decidir. "Quem define o candidato à câmara do Porto é o presidente do partido. Se me pergunta se ele comunicou uma decisão, não comunicou. Também ainda não houve uma reunião para definirmos os ‘timings’ do processo", revela Miguel Seabra.
Para o presidente da concelhia, a intenção é fechar o processo autárquico para a câmara do Porto "ainda este mês". "Queremos convocar um plenário para definir o perfil do candidato na próxima semana, até 15 de Janeiro. Depois da reunião com o presidente [do partido] faremos a aprovação", acrescenta.
Bragança Fernandes não confirma o envio da ‘short-list’ para a São Caetano à Lapa (onde se localiza a sede nacional do PSD, em Lisboa). Na próxima semana, "penso que no dia 9 [segunda-feira], o presidente do partido desloca-se ao Porto e vai haver oportunidade para falar sobre isso, com certeza", antecipa.
O que fará derrapar os prazos. "Será tudo decidido em Fevereiro. Nunca ficará decidido este mês, porque só em Janeiro é que os nomes vão ser aprovados para irem à distrital". Essa aprovação na estrutura liderada pelo presidente da câmara da Maia "só ocorre quando existir uma espécie de Assembleia Geral" para aprovar candidatos. Lá para Fevereiro, antecipa.
Um novo Rui Moreira?
Bragança Fernandes rebate as críticas de Luís Marques Mendes, que acusa Álvaro Almeida de ter pouca notoriedade. "Temos nove meses à nossa frente. Com essa crítica [de Marques Mendes] ele já está a ser falado. Um candidato faz-se rapidamente, é uma questão de ter uma máquina montada", explica.
Álvaro Almeida pode ser um trunfo para disputar o município com Rui Moreira, o actual presidente, porque tem um perfil muito semelhante. "São ambos independentes, são ambos economistas, de facto. O povo é que terá de decidir, caso o nome de Álvaro Almeida seja aprovado".
Ao Jornal de Notícias, que esta manhã avança com a garantia que Álvaro Almeida será o candidato do PSD, o economista não fez declarações. O Público já tinha noticiado em Dezembro que Álvaro Almeida seria a escolha para disputar a Invicta.