Notícia
Mapa: descubra como está a saúde financeira do seu município
Sabe quanto é que o município em que reside amealha com impostos como o IMI ou IMT? E quanto deve a fornecedores e aos bancos? Consulte o mapa e fique a conhecer como é que a sua autarquia pontua num conjunto de indicadores-chave.
O Anuário Financeiro dos Municípios para 2015 passou a pente fino as contas que as câmaras municipais apresentaram no ano passado. O Negócios seleccionou alguns dos principais indicadores e construiu um mapa que apresenta alguma da informação mais útil sobre a situação financeira do seu município. A menos de um ano das autárquicas, fique a saber se a sua câmara está a ser bem gerida.
No mapa pode consultar o passivo exigível do seu município, isto é, as dívidas a pagar. Está ainda disponível o valor da colecta de IMI e IMT, bem como o prazo médio de pagamento a fornecedores. Pode também consultar o número de funcionários que trabalham na respectiva câmara municipal, e ficar a conhecer a taxa de execução da receita. Este é um indicador especialmente importante para perceber se a sua câmara empola o orçamento.
Se a taxa está perto de 100%, isso significa que as previsões dos serviços municipais estavam correctas e a autarquia amealhou praticamente tudo o que previa. Se o número ficar abaixo dos 85%, cuidado. Pode ser um caso de sobreorçamentação, vulgarmente conhecida como empolamento, para permitir a contracção de despesas. Quando a execução fica abaixo desse patamar, dispara um alerta que informa os autarcas e a Direcção-Geral das Autarquias Locais.
O mapa inclui ainda o peso do investimento realizado pelos 308 municípios, quando consideradas as despesas totais comprometidas. Quanto às despesas com pessoal, o mapa informa qual o valor absoluto que foi gasto no ano passado e o respectivo peso nas despesas totais do município.