Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Há 31 autarcas que estão impedidos de se recandidatar

Nas eleições autárquicas de 1 de Outubro, 31 presidentes de Câmara estão impedidos de se recandidatar por estarem a cumprir o terceiro mandato consecutivo no mesmo município. Muitos deles serão candidatos à respectiva Assembleia Municipal. Conheça cada um dos casos.

  • ...
Entre os 31 autarcas que estão impedidos de se recandidatar nas eleições que decorrem no início do mês que vem, a esmagadora maioria, 17, representa o PSD. Entre eles estão o actual presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, que é também presidente da distrital do PSD no Porto, ou Celso Ferreira, autarca de Paredes. O PS tem apenas nove autarcas nesta situação, entre os quais está Gil Nadais, autarca de Águeda.

A CDU conta com cinco presidentes impedidos de se recandidatar, entre os quais está Carlos Humberto, do Barreiro, e António José Correia, de Peniche.

Armando Varela, que preside à Câmara de Sousel, vai dar o salto e candidatar-se à Câmara de Portalegre, contornando a lei de limitação de mandatos, que apenas impede candidaturas sucessivas ao mesmo município. Na Póvoa de Lanhoso e no Sátão, os autarcas Manuel Baptista e Alexandre Vaz fazem parte da lista à Câmara Municipal, surgindo ambos como número dois, a seguir ao candidato à presidência.

Vários destes autarcas são candidatos à presidência da Assembleia Municipal do respectivo concelho. Alguns deles admitem regressar a funções privadas – Luís Franco, que deixa a Câmara de Alcochete, deverá abrir um escritório de advogados; António Vassalo Abreu, que abandona Ponte da Barca, deverá reformar-se, e Francisco Lopes planeia regressar à EDP, empresa em que trabalhava antes de se tornar presidente da Câmara de Lamego.
Ver comentários
Saber mais Eleições autárquicas lei de limitação de mandatos autarcas câmaras municipais assembleias municipais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio