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Grandes empresas de distribuição têm nova Carta Ambiental

A APED (Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição) decidiu criar uma nova carta ambiental que define um conjunto de princípios práticos e exige uma consciência cada vez mais ambiental para os seus associados. Espelha o comprometimento da APED p

07 de Março de 2007 às 00:03
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A APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, reconhecendo que os problemas ambientais se revestem hoje de uma importância crescente a todos os níveis de actividade económica, considera que a actividade empresarial deverá incluir as questões ambientais e sociais como parte das prioridades do sector, integrando os desafios do desenvolvimento sustentável.

A APED propõe, assim, que as empresas de distribuição suas associadas, paralelamente ao seu desenvolvimento económico, procurem oportunidades de negócio que contribuam para a protecção ambiental e equidade social, através de práticas de gestão orientadas para esses objectivos.

Consciente das suas responsabilidades sociais e económicas, a APED sintetizou, numa Carta do Ambiente, os princípios de orientação ambiental que considera mais relevantes e diligenciará de forma empenhada para que os princípios e objectivos nela contidos sejam respeitados por todos os seus Associados.

Princípio 1.
Eco-eficiência
A APED declara que a Política e a Gestão Ambiental constituem uma prioridade para o desenvolvimento sustentável do sector da Distribuição, e que privilegiará, sempre que tecnicamente possível e economicamente viável, soluções que visem a eco-eficiência dos processos, produtos e serviços do sector.

Princípio 2.
Compromisso Ambiental concertado para o sector

A APED desenvolverá esforços no sentido de definir com todas as empresas um compromisso ambiental concertado para o sector e de garantir que os objectivos sejam amplamente integrados na prática de gestão das empresas.
 
Princípio 3.
Melhoria contínua do desempenho ambiental

A APED compromete-se a promover a melhoria contínua do desempenho ambiental do sector, através da implementação de programas de gestão ambiental, tendo em conta os progressos técnicos e científicos, as necessidades e expectativas dos consumidores e o cumprimento da legislação em vigor.

Princípio 4.
Sensibilização ambiental dos recursos humanos

A APED privilegiará intervenções que proporcionem uma formação/sensibilização ambiental dos colaboradores das empresas do sector da Distribuição, de forma a promover um sentido de responsabilidade relativamente à protecção do ambiente, melhorando comportamentos, práticas e atitudes.

Princípio 5.
Cooperação com fornecedores e sub-contratados

A APED estimulará junto das empresas suas associadas, a promoção de comportamentos e práticas ambientalmente adequados para os fornecedores e sub-contratados, no sentido de serem adoptadas as melhores práticas disponíveis.

Princípio 6.
Produtos e serviços

A APED promoverá junto das empresas suas associadas a melhoria contínua de produtos e serviços, baseada no consumo sustentável dos recursos e na minimização dos impactes ambientais ao longo do seu ciclo de vida.

Princípio 7.
Avaliação e divulgação do desempenho ambiental

A APED diligenciará para que as empresas de distribuição promovam a avaliação do desempenho ambiental, assim como a sua divulgação junto dos consumidores, das autoridades competentes e demais partes interessadas.

Princípio 8.
Sensibilização ambiental e informação aos consumidores

A APED incentivará junto das empresas suas associadas a realização de acções de sensibilização ambiental dos consumidores, de forma a adoptarem práticas adequadas.
Estimulará, igualmente, uma comunicação sobre o desempenho ambiental dos produtos, proporcionando aos clientes escolhas cada vez mais responsáveis.

Princípio 9.
Colaboração com entidades diversas

A APED procurará colaborar com entidades diversas, designadamente autoridades oficiais, entidades gestoras dos sistemas integrados de gestão de resíduos ou outras instituições ligadas ao ambiente, em todas as actividades de interesse para o sector.

Princípio 10.
Promoção do desenvolvimento sustentável

A APED incentivará as empresas a transformar os desafios em oportunidades, promovendo o desenvolvimento sustentável, como forma de potenciar os benefícios económicos, ambientais e sociais dos diferentes operadores económicos das cadeias de fornecimento.

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