Notícia
Orçamento grego só será votado um dia antes do Eurogrupo
A versão final do Orçamento da Grécia para 2015 será votada no parlamento helénico a 7 de Dezembro, somente a um dia do início da cimeira do Eurogrupo. Os parceiros da troika estabeleceram o início do encontro do Eurogrupo como data limite para Atenas encontrar uma solução para as divergências governamentais relativas ao plano orçamental para o próximo ano.
O Orçamento do Estado grego para 2015 será votado, na sua versão final, pelos parlamentares gregos a 7 de Dezembro, um domingo, segundo avança esta quinta-feira o jornal Ekathimerini.
Subsistem divergências no seio da coligação governamental sobre as linhas gerais do orçamento para o próximo ano, divergências que se replicam também na diferença de entendimento, entre Atenas e as três instituições que compõem a troika, face às exigências de consolidação orçamental para o próximo ano.
Aquele jornal helénico referia, esta semana, que a troika considera haver um buraco superior a 3 mil milhões de euros no plano orçamental provisório para 2015, enquanto o Executivo grego defende ser necessário apenas um corte adicional na casa dos mil milhões de euros. Atenas já assumiu não pretender aplicar novas medidas de austeridade.
O suspense face à aprovação do orçamento, cujo procedimento referente à sua votação começará à meia noite de domingo, primeiro, e face ao entendimento que dele fará a troika, depois, deixa no ar até à última hora a forma como se vai processar a saída da Grécia do programa de assistência económica e financeira que termina no final de 2014. A troika exige cortes suplementares de forma a desbloquear a última parcela do segundo resgate concedido à Grécia.
Está portanto em causa a libertação da última tranche do resgate financeiro concedido a Atenas. De acordo com as informações veiculadas pela imprensa, os membros da troika terão estabelecido como data limite, para a resolução das divergências gregas quanto ao orçamento de 2015, o início da cimeira do Eurogrupo, a 8 de Dezembro. A indefinição poderá mesmo subsistir até bem perto do momento em que se vão encontrar os representantes dos membros do euro.