Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Regling: Futuro de Portugal será clarificado na Primavera de 2014

O líder do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) considera que o futuro de Portugal será conhecido na próxima Primavera. E salienta os progressos conseguidos pelos países intervencionados.

08 de Outubro de 2013 às 20:03
  • ...

“A situação de Portugal” ficará clarificada na Primavera, afirmou Klaus Regling, durante uma conferência que decorreu em Nova Iorque. O que significa que, nesta altura, deverá ficar definido como é que será a saída do país do programa de ajuda que está neste momento em andamento.

 

O responsável adiantou que a Grécia é "obviamente [a situação] mais difícil".

 

“Irlanda, Portugal, Grécia e Espanha apanharam todos esta estrada espinhosa e alcançaram progressos consideráveis”, afirmou o responsável, citado pela Bloomberg, referindo-se às reduções “dos custos unitários de trabalho” e à “desvalorização interna” que está a ser levada a cabo pelos quatro países.

 

“Como resultado a competitividade [dos quarto países] melhorou, o que contribui para um aumento das exportações e uma redução dos seus défices correntes”, acrescentou.

 

“Estes indicadores económicos têm apontado para uma melhoria” da economia.

 

Regling considerou ainda que a estratégia "adoptada na Europa está a resultar" e que "não é preciso mudanças" nesse caminho.

 

Estas declarações surgem poucos dias depois de Portugal ter visto aprovadas as oitava e nona avaliações do programa de ajustamento. E, numa altura em que a especulação em torno da solução para o país conseguir regressar aos mercados de financiamento ao mesmo tempo que consegue sair do programa de ajustamento tem aumentado.

 

São vários os cenários possíveis. Mas antes de Portugal ter de resolver esta questão, já a Irlanda terá conseguido encontrar uma solução para esta questão, uma vez que o programa de ajustamento irlandês termina no início de 2014, enquanto o português finda em meados do ano.

Ver comentários
Saber mais Klaus Regling Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio