Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Vera Mantero: “Há um regresso do conservadorismo, que se manifesta também no corpo”

A coreógrafa e bailarina Vera Mantero recorda o seu “25 de Abril à janela” – tinha então sete anos e morava em frente à Casa da Moeda, um dos lugares da Revolução. Vera olhava e via muitos soldados. Não sabe dizer se os corpos também se libertaram logo, ela era ainda uma criança, mas sabe que se foram libertando e sente que agora estão a encolher de novo.
Lúcia Crespo e Tiago Sousa Dias - Fotografia 28 de Março de 2024 às 11:00

A coreógrafa e bailarina Vera Mantero, um dos grandes nomes da dança contemporânea portuguesa, relembra o seu "25 de Abril à janela" - tinha então sete anos e morava em frente à Casa da Moeda, um dos lugares da Revolução. Vera olhava e via muitos soldados. Não sabe dizer se os corpos também se libertaram logo, ela era ainda uma criança, mas sabe que se foram libertando e sente que agora estão a encolher de novo. Estudou dança com Anna Mascolo, fez parte do Ballet Gulbenkian, tornou-se um dos nomes centrais da "Nova Dança Portuguesa" - "percebemos que podíamos rasgar com muita coisa, e foi isso que fizemos" - e fundou há mais de 20 anos o projeto O Rumo do Fumo. Está agora a preparar uma nova "Micro-peça", com Henrique Furtado e João Bento, e um dueto "improvisado" com a trompetista Susana Santos Silva. Vera Mantero gosta de cruzar pessoas e linguagens.


Ver comentários
Saber mais Vera Mantero 25 de Abril Revolução Ballet Gulbenkian Anna Mascolo Susana Santos Silva Jorge Silva Melo Rui Horta Olga Roriz Merce Cunningham João Fiadeiro Clara Andermatt Madalena Victorino ACARTE Europália Steve Paxton Kazuo Ohno
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio