Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Seis propostas para voltar ao teatro neste fim-de-semana

Nas últimas semanas, os teatros preparam-se para o regresso do público às salas. Se tem essa vontade mas ainda não escolheu, espreite aqui. Há também sugestões para aceder à arte sem ter de sair de casa.

24 de Abril de 2021 às 11:00
  • ...

Catarina e a Beleza de Matar Fascistas

Pode a violência ser resposta à própria violência? No palco do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, um futuro hipotético coloca-se em cena: os fascistas chegaram ao poder em Portugal. Para honrar uma tradição sólida, uma família reúne-se uma vez por ano para matar um destes inimigos. Só que Catarina, a descendente a quem cabe agora a tarefa, não consegue fazê-lo. Na nova peça de Tiago Rodrigues, questiona-se o modo como podemos (todos) responder à ascensão do extremismo. Seremos capazes de evitar o inevitável? Se não conseguiu bilhete para estes dias, até 26 de abril, fique atento a uma eventual reposição.

 

Noite de Estreia

Entre o teatro e o cinema, há o território comum da arte. A partir do filme "Opening Night" de John Cassavetes, Martim Pedroso transporta para o palco do Teatro da Trindade, em Lisboa, o universo de uma atriz assombrada pela morte de um dos seus fãs. Num trabalho marcado por conflitos (internos e externos), evidencia-se a falha e a consciência do fim. Dalila Carmo e João Reis estão à frente deste elenco, até 6 de junho.

 

Anda, Diana

Um acidente deixou tetraplégica, aos 28 anos, a bailarina e acrobata Diana Niepce (na foto principal). Com um corpo que deixou de responder à norma, a criadora transporta para o palco do Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, o processo (interminável) de recuperação. Aqui, o corpo não procura a vitimização mas antes a afirmação. Intensidade é a palavra que melhor descreve este trabalho, onde Diana Niepce mostra que, por mais duro que seja o esforço, é possível superá-lo. A dançar.

 

Dias da Dança

Até 30 de abril, o festival Dias da Dança está de volta. Apesar de vários espetáculos passarem em formato presencial no Porto, a sugestão para este fim-de-semana é que acompanhe algumas criações sem ter de sair de casa. De Portugal, vêm Jonas & Lander com "Bate Fado". Mas se estiver com vontade de assistir a uma criação internacional, pode apostar em "L’affadissement du merveilleux" de Catherine Gaudet.

 

TM

O aqui e o agora do teatro presencial poderia parecer uma das grandes lacunas quando ele migra para território digital. Só que em "TM", a nova criação da companhia belga Ontroerend Goed para o Teatro do Bairro Alto, o encontro continua a dar-se. Num formato personalizado, de um-para-um, encurtam-se as distâncias mas mantêm-se todas as seguranças sanitárias. Até domingo, em dois turnos distintos.

Memórias de uma Falsificadora

Se já tem planos definidos para este fim-de-semana de 25 de abril, não deixe de contaminar o resto da semana com este espírito de liberdade. No Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, em Lisboa, apresenta-se uma adaptação teatral do livro "Memórias de uma Falsificadora - A Luta na Clandestinidade" de Margarida Tengarrinha. Com encenação de Joaquim Horta, conta-se a história de uma artista plástica que colocou a suas habilidades ao serviço da falsificação de documentos, resistindo contra a ditadura. Para ver até 30 de abril.

Ver comentários
Saber mais teatro cultura arte música cinema exposições lazer Weekend cartaz covid pandemia restrições
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio