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Sandero: O Dacia anticrise!

Nos dias que correm, os "low-cost" são um mundo à parte no sector automóvel. Veja-se a história de sucesso da Dacia.

14 de Dezembro de 2012 às 16:00
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€15.950

Versão: Sandero Stepway Diesel dCi 90

Motor: 4 cilindros em linha, 8 válvulas, injecção directa, turbo, intercooler

Cilindrada: 1.461cc

Potência máxima: 90cv às 3.750rpm

Binário máximo: 220Nm às 1.750rpm

Velocidade máxima: 160km/h

Aceleração máxima: 11,8 seg. 0-100km/h

Tracção: dianteira

Transmissão: manual de 5 velocidades

Consumo urbano: 4,6 litros/100km

Consumo extra-urbano: 3,7 litros/100km

Consumo misto: 4,0 litros/100km

Emissões CO2: 105g/km

 

 

Marca do Grupo Renault presente em 36 países, a Dacia regista desde o seu lançamento, há sete anos, um crescimento contínuo de vendas na Europa, tendo ultrapassado a meio de 2012 a barreira dos dois milhões de unidades vendidas.

O aumento da procura no mercado por soluções automóveis mais racionais, consequência das condições económicas, e a continuação da aposta da Dacia numa oferta diversificada de produtos de baixo preço - seis novos modelos foram apresentados este ano -, prometem continuar a evolução positiva dos resultados da marca.

Com uma curta carreira de apenas quatro anos, a renovação da gama Sandero, que representa um quarto do mercado do fabricante, reveste-se, pois, de grande importância estratégica para a Dacia.

A segunda geração Sandero (Sandero Stepway incluído) recebe a nova identidade de estilo da Dacia, novos equipamentos herdados do Lodgy e Dokker, como o sistema opcional multimédia Media Nav e o "cruise control" com limitador de velocidade, e novos motores a gasolina - TCe 90 - e a Diesel - 1.5 dCi -, com consumos e emissões mais reduzidos. Uma alternativa ainda mais económica, o 1.2 de 75cv bi-fuel (gasolina/GPL) está igualmente disponível.

O nível de segurança dos dois novos modelos também foi reforçado com a integração dos "airbags" laterais e do controlo de trajectória ESC no equipamento de série e sem que isso se traduza no inflacionamento dos preços da gama, que no mercado nacional variam entre os 8.990 e os 15.950 euros (ver tabela). A comercialização arranca no início de Janeiro do próximo ano.

 

DESCUBRA AS DIFERENÇAS - Sandero e Sandero Stepway distinguem-se principalmente pela carroçaria, embora as semelhanças sejam muitas. Ambos utilizam a mesma plataforma (baptizada B0), tal como o Logan, e partilham nada mais nada menos que 80% das peças. Não admira, portanto, que na parte dianteira, inspirada no Dacia Duster, os dois modelos sejam rigorosamente idênticos.

Esteticamente, apresentam um ar moderno e robusto, com o Sandero a assumir mais o papel de berlina compacta elegante e dinâmica, enquanto o Stepway, com uma distância ao solo de mais 10mm em relação ao "vulgar" Sandero, aproxima-se mais do universo "crossover". ´

Esta versão Stepway (foto principal), que vem equipada com barras longitudinais no tejadilho em dois tons, protecções laterais e frisos em preto, novas jantes de 16 polegadas e cavas de rodas alargadas, projectando um "design" mais musculado, é, sem dúvida, a mais atractiva.

 

MAIOR QUALIDADE - O ganho mais notável nos dois novos modelos tem a ver a com percepção de qualidade no novo habitáculo. As linhas interiores são mais fluidas e o painel de instrumentos, em carbono escuro ou em dois tons, tem novo desenho. Os materiais são mais valorizantes e agradáveis ao toque, embora ainda permaneçam demasiado duros, e os revestimentos apresentam um maior cuidado nos acabamentos.

A insonorização e o conforto do habitáculo também melhoraram depois do tratamento próprio efectuado com absorventes ao nível do compartimento do motor e do pára-brisas e à aplicação de uma dupla junta de estanquicidade nas portas. Do lado da modularidade, a novidade é a possibilidade do rebatimento das costas dos bancos traseiros na proporção 2/3-1/3. A capacidade da bagageira mantém-se nos 320 litros, e pode aumentar até aos 1.200 litros.

 

EQUIPAMENTOS - Seguindo a tendência do mercado, o Sandero também propõe vários opcionais, entre os quais se destaca o sistema de entretenimento e multimédia Media Nav, com ecrã táctil de sete polegadas, navegação em 2D e 3D (Birdview), rádio, Bluetooth e porta USB, com comandos no volante. O sistema é o mesmo do novo Clio e na generalidade funciona bem. Detectámos, no entanto, algumas deficiências em a nível de cartografia, cuja actualização está disponível a partir de um "site" específico na Internet. W

*A convite da Dacia (Renault Portugal)

 

SKODA

Citigo, ideal para a cidade

A Skoda arrancou com a comercialização no mercado nacional do pequeno Citigo (leia-se City go, à inglesa), "irmão-gémeo" do Volkswagen up! e do Seat Mii, todos eles membros da família de citadinos do grupo Volkswagen produzida em Bratislava, na República Checa. Apresentam, por isso, as mesmas características técnicas e motorizações, mas não são totalmente iguais. Diferem, por exemplo, em alguns detalhes estéticos e nos logótipos - o do Skoda é novo -, e também nos acabamentos propostos e preços.

Analisando de uma forma simples as versões de entrada das variantes de três portas de cada uma das marcas, o Seat Mii apresenta o melhor preço (€8.390), seguindo-se o Citigo (€9.545 ) e o VW up! (€10.774). Na versão de cinco portas, o Skoda é, no entanto, o mais barato (€9.945). Mas, nesta corrida ao melhor preço, como cada marca propõe o seu pacote-base específico de equipamento, o que cada um deles inclui pode justificar as diferenças nos preços.

Contas à parte, a Skoda mantém que o posicionamento do Citigo face aos seus dois "irmãos" de gama é o que oferece a melhor relação preço/equipamento. Com baixos custos de utilização, o Citigo reivindica também os valores típicos da Skoda, como é o caso do "Value for Money".

Com 3,56 metros de comprimento, o Citigo está disponível com carroçaria de três e cinco portas e é proposto em três níveis de acabamento - Active (entrada), Ambition e Elegance. De série, inclui ABS, quatro "airbags", vidros eléctricos dianteiros, auto-rádio, direcção assistida e fecho com controlo remoto. O ar condicionado está também disponível no nível de entrada Active por 445 euros.

 Sob o capot, o Citigo monta um bloco tricilíndrico a gasolina de 1.0 litro de cilindrada com duas variantes de potência, 60 e 75cv, acoplado a uma caixa manual ou automatizada, ambas de cinco relações. A versão com o pacote ambiental Green Tec (com 'start/stop', recuperação de energia e pneus de baixa resistência ao rolamento), tem um consumo médio de 4,1l/100km e emissões de CO2 de 95g/km.

Os preços da gama Citigo variam entre os €9.545 euros e os €13.350 (versão 5 portas, Elegance, motor 75cv com caixa semiautomática). Opcionalmente, a marca propõe o novo sistema de assistência à travagem "City Safe Drive", que é activado automaticamente de 5 a 30 km/h para identificar e minimizar o perigo de uma eventual colisão, e ainda um sistema móvel multifuncional, de baixo preço, que integra a navegação.

 

DAKAR DESERT CHALLENGE

Fiat Strada faz-se à estrada

 

O "Dakar Desert Challenge - A grande aventura Africana" é uma expedição transariana, sem carácter competitivo, que pretende recriar os grandes momentos do mítico "Rally Paris-Dakar", com custos de participação mais reduzidos e com possibilidade de participação de vários tipos de veículos motorizados, 4x4, 4x2 e motos. Parte dia 26 de Coruche, faz escala em Marraquexe (Marrocos), e tem chegada prevista a Dakar (Senegal) a 8 de Janeiro do próximo ano, depois de percorrer cerca de 4.200 quilómetros.

A nova Fiat Strada Adventure é a viatura 4x2 oficial desta expedição, uma iniciativa organizada pela Mundo de Aventuras (www.dakardesertchallenge.com), que contém também uma forte componente humanitária. Os participantes levam consigo alguns alimentos, medicamentos e material escolar, oferecidos pelos diversos apoiantes deste projecto, para entrega às populações mais carenciadas das regiões que vão atravessar.

A organização planeou um traçado de dificuldade baixa/média composto por alguns troços mais exigentes, de piso variado, que apresentam no entanto condições para serem transpostos sem dificuldades de maior. Tratando-se de uma expedição de longa distância as previsões apontam para 2.615km de asfalto e 1.555km fora de estrada.

 

FIAT STRADA ADVENTURE

Produzida nas instalações da Fiasa, em Betim (Brasil), a nova Fiat Strada Adventure recebe a herança de uma viatura que se afirmou como líder do seu segmento no mercado sul-americano e já deu provas de ter sido bem acolhida em Portugal, o mercado europeu líder de vendas desta nova gama.

A gama da nova Fiat Strada é composta por três níveis de equipamento (Working, Trekking, Adventure) e três tipos de carroçaria (cabina curta, longa e dupla), num total de seis versões.

A principal novidade é a introdução da cabina dupla (para as versões Working e Adventure), que pode transportar comodamente quatro pessoas, mantendo excelente capacidade de transporte.

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